Para maximizar as vendas a partir dos leads gerados pelo WiFeed, é essencial definir uma estratégia sólida de nutrição e conversão desses contatos. O WiFeed Marketing permite que provedores transformem os acessos à rede Wi-Fi em “gatilhos” para envios automatizados de e-mail e SMS. O objetivo é impactar os usuários com o envio de cupons, promoções, pesquisas, mensagens de aniversário, etc. Entretanto, muitos usuários se conectam e ainda não estão preparados para comprar de você. Para contornar essa objeção inicial o ideal é nutrir os leads, fornecendo mais informações sobre seu produto/serviço, criando chamadas para a ação, que será, a contratação.
Através de uma estratégia de funil bem definida é possível aumentar o engajamento dos leads e impulsionar as vendas. O WiFeed converte os acessos dos hotspots em experiências customizadas, possibilitando estreitar o relacionamento com os usuários, sendo o WiFeed Marketing, um grande aliado nas suas conversões.
Quais as melhores estratégias de nutrição para serem utilizadas?
Com o WiFeed é possível elaborar campanhas para realizar um funil dos usuários que se conectam em seu hotspot, diferenciando os leads entre quentes e frios, facilitando a conversão em vendas. Assim é possível trabalhar através do WiFeed Marketing a nutrição dos leads frios, com ofertas e comunicações que busquem aquecê-lo, facilitando o processo de venda. Já os leads quentes você pode trabalhá-los de forma mais direta por já estarem mais preparados para comprar de você. Em breve, você poderá utilizar os disparos de WhatsApp para os leads mais quentes, impactando-os imediatamente.
Através das automações do WiFeed Marketing é possível vincular o “gatilho” à algum botão dentro da campanha. O usuário realizando a ação de interação com o botão selecionado entra no fluxo de automação, no qual, podem ser feitos envios de e-mail ou SMS para esse lead. Para entender melhor as intenções dos usuários que irão se conectar, elabore perguntas como "Você está satisfeito com seu provedor atual?" ou "Você está satisfeito com sua internet?", as respostas para essas perguntas serão os gatilhos que você escolherá para iniciar seu fluxo de nutrição. Dessa forma você pode ter diferentes comunicações, tanto para pessoas insatisfeitas com sua internet ou aquelas que também estão satisfeitas, afinal, todo mundo que se conecta é um lead em potencial.
A cadência/quantidade de envios pode variar conforme o plano do WiFeed Marketing contratado e o público total que acessa mensalmente seu hotspot. Com esse número em mãos é possível dimensionar a quantidade de créditos x quantidade de contatos desejada.
Cadência de contatos
Para elaborar uma cadência de contatos é necessário ter em mente qual é o impacto que deseja-se realizar. Alguns usuários podem ser pessoas que não tem tanto interesse, inicialmente, em seu produto. Portanto, é necessário elaborar uma estratégia que vise nutri-lo com informações que possam auxiliar no processo da conversão em venda.
Aqui está uma sugestão de possível cadência de disparos:
Dia 1: envio de SMS de boas-vindas, apresentando a empresa e uma oferta inicial.
Dia 2: envio de e-mail com mais conteúdos sobre seu produto/serviço, chamando-o para ação.
Dia 4: segundo e-mail com conteúdo mais aprofundado sobre os benefícios dos produtos/serviços, sempre com chamadas para ação.
Dia 7: terceiro e-mail fazendo a retomada do contato, com um convite ou incentivo para entrar em contato.
Lembrando que essa é apenas uma sugestão, você pode trabalhar com diferentes estratégias dependendo do seu plano contratado ou objetivo esperado. Quanto mais você está em contato com seu lead, maiores são as chances de conversão.
Neste exemplo o primeiro contato é rápido, para aproveitar o momento da coleta do lead. Já o e-mail no segundo dia busca ser um gatilho para gerar interesse. O segundo e-mail aprofunda o relacionamento e por fim o último e-mail é uma retomada final do contato inicial, levando em consideração todas as comunicações, chamando esse lead para ação.
Esse cronograma de 7 dias ajuda a nutrir leads de forma mais personalizada e aumenta as chances de convertê-los em vendas. A frequência não é excessiva e permite tempo para o prospect absorver cada contato.
Configurando a cadência de comunicação via automação no WiFeed Marketing
Para esse passo você precisará ter definido quantas comunicações você quer enviar, qual a sua cadência e ter deixado pronto o e-mail/SMS para apenas configurar a automação nessa etapa. No exemplo a seguir usaremos o gatilho de campanha, mas você pode utilizar o gatilho que achar mais adequado para sua campanha (acesso realizado, campanha, aniversário, número de acessos ou base externa).
Uma vez com suas comunicações já criadas basta você seguir esse passo a passo:
Acesse a aba WiFeed Marketing no canto esquerdo;
Clique em Automação
Selecione o Gatilho de disparo (nesse exemplo iremos usar campanha);
Configure a cadência conforme a sua necessidade (lembre-se que você pode/deve colocar intervalos entre um disparo e outro).
Retorne na aba de automações e ative-a.
Caso queira ver um passo a passo mais detalhado, clique aqui.
Pronto, sua automação já está rodando. Conforme os acessos forem acontecendo e o critério que definimos for preenchido, os disparos serão realizados e você poderá acompanhar as entregas. Para visualizar essa informação você pode clicar novamente no WiFeed Marketing e escolher entre SMS ou E-mail. Na aba “automação” estarão seus e-mails que você configurou na automação e você poderá conferir os dados de envio por ali.
Caso você queira alterar o gatilho do envio (como aniversário, quantidade de acessos, etc.) basta retomar o passo a passo anterior alterando a "Entrada do Fluxo".
Outros usos possíveis para o WiFeed Marketing
Alguns exemplos de estratégias possíveis:
Aumento de nota no Google: fluxo disparado por quem avaliou a experiência como "Excelente" em uma pesquisa, direcionando para deixar avaliação no Google.
Recuperação de contato: fluxo baseado para clientes que ficaram algum tempo sem acessar seu hotspot, relembrando-o da sua experiência, realizando novos pontos de contato para criar outras oportunidades de conversão em vendas.
Aniversariantes: fluxo disparado a partir da data de aniversário cadastrada, enviando promoções, cupons de desconto, entre outras comunicações.
É possível criar automações altamente segmentadas e personalizadas de acordo com os interesses demonstrado pelos usuários através das campanhas, aumentando o alcance e gatilhos para conversão de leads em clientes.
Não tem o WiFeed Marketing e deseja contratá-lo? Ou já possui e quer melhorar as suas estratégias? Fale com o setor de Sucesso do Cliente e agende já sua reunião com o responsável pela sua conta e não perca tempo!