Como trabalhar os leads quentes gerados pelo WiFeed?
Para maximizar as vendas a partir dos leads gerados pelo WiFeed, é essencial definir uma estratégia sólida de nutrição e conversão desses contatos. Aqui vamos falar sobre os leads quentes gerados, ou seja, aqueles que já demonstram em algum momento que estão interessados pelos seus produtos. Para entender e construir estratégias que realizem funis de marketing, possibilitando a segmentação dos leads, clique aqui.
Porque é importante segmentar os leads gerados? É através dela que será possível direcionar comunicações efetivas, para aquecer leads frios ou converter aqueles que já estão prontos para contratar. Leads mais quentes e interessados podem receber uma abordagem mais intensiva e personalizada, enquanto leads mais frios podem precisar desse trabalho inicial de aquecimento. Para entender como criar uma estratégia de aquecimento de leads, clique aqui (artigo que será publicado “Criando uma cadência de nutrição efetiva através de Funis de Marketing).
Uma vez que você já tem um funil dos seus leads, o formato do contato ou ferramentas que serão utilizadas depende do que você possuir à disposição. Aqueles que já possuem o WiFeed Marketing podem automatizar os envios de e-mail/sms (em breve Whatsapp) e a equipe comercial pode focar nas ligações e envios de mensagens mais diretas.
A criação de fluxos automatizados de comunicação, com mensagens personalizadas em momentos estratégicos, aumenta as chances de resposta positiva. Além disso, a automação viabiliza que os consultores fiquem disponíveis para contatos mais próximos, visto que os outros contatos serão feitos todos automatizados.
É possível agendar follow-ups após o primeiro contato, variando a cadência dependendo da qualificação do lead.
Personalizar as mensagens usando o nome da pessoa, local de origem do lead e outras informações também é crucial.
Os canais mais efetivos, quando possível, são o WhatsApp e a ligação telefônica. Eles permitem uma comunicação mais personalizada e imediata. Já emails/SMS devem também ser usados para os leads mais quentes, mas com objetivo diferente, como novos pontos de contato que viabilizam outros momentos para conversão em venda, relembrando aquele lead que ele teve interesse em seu produto/marca a pouco tempo.
Além disso, é importante identificar os melhores horários e dias para contatá-los. Alguns parceiros já identificaram que depois das 18h nos dias de semana, quando as pessoas já estão em suas residências, é o melhor horário para realizar contatos diretos. Portanto, a partir desse horário é o ideal para ligar ou enviar mensagens via WhatsApp para leads mais quentes.
Conteúdos
Aqui é importante compreender algumas possibilidades nestes contatos. Vamos imaginar que você irá entrar em contato com algum lead gerado através do Hotspot. Essa pessoa demonstrou insatisfação com o seu provedor e os serviços prestados, porém, ela não está esperando receber uma mensagem. Cabe a quem irá realizar essa primeira abordagem levar em consideração que será um completo desconhecido enviando mensagem, portanto, ela precisa conter uma identificação, para que a pessoa saiba de onde está vindo aquele contato.
Mensagens como “Olá, tudo bem? Gostaria de aproveitar as ofertas…..” sem contexto algum são facilmente ignoradas. Portanto, é necessário elaborar um padrão de mensagens a serem enviadas, facilitando a abertura de diálogo e a criação de um interesse, mesmo que mínimo, para o início dessa conversação. Só o fato de haver esse cuidado, aumenta, e muito, as chances desse contato ser melhor sucedido. Vender também trata-se sobre criar laços. Mesmo que breve, é necessário criar um sentido para as comunicações que venham a ser utilizadas. Uma das informações básicas que pode ser utilizada é saber de onde veio aquele lead (qual hotspot se conectou por exemplo). Só essa informação já lhe proporciona ter uma base para iniciar a conversação.
Partindo disso, a conversação precisa ter um começo, meio e fim. Dessa forma, o primeiro contato deve levar em consideração os apontamentos acima, direcionando a conversa para buscar conhecer melhor este lead. Aproveite que é seu primeiro contato e pergunte para ela como foi a sua experiência com a internet gratuita, proporcionando que você compreenda como foi a experiência dela. Além disso, você pode perguntar qual foi o uso dado àquele acesso, buscando “pescar” uma assunto que você possa abordar e criar uma abertura para falar sobre as suas ofertas.
Contamos com diversos provedores parceiros realizando entre 40 a 60 vendas mensais apenas com os leads gerados através do WiFeed. Todos eles relatam que a melhor forma de conseguir abertura, e efetivamente, vendas, é através da criação de um sentido para aquela conversa, sempre direcionando-a para a conversão em vendas, mesmo que essa venda não saia naquele instante. Algo que chamou a nossa atenção é que um desses provedores tem como diretriz “nunca abandonar um lead”, pois, mesmo que naquele momento essa pessoa não esteja propensa a contratar com você, futuramente você poderá ter novas aberturas. Semeando vendas futuras, hoje, você poderá colher seus resultados todos os meses, mesmos naqueles mais difíceis, você terá leads para trabalhar em cima, o que potencializa seus resultados.
Elaborando sua estratégia
Levando em consideração os assuntos abordados, é importante elaborar uma estratégia que concilie os recursos disponíveis (como softwares de contato, disponibilidade de horários, etc.) com a mão de obra à disposição. Dito isso, a sua estratégia para aproveitar melhor os leads gerados deve levar em consideração as possibilidades e a capacidade de contato da sua equipe comercial. Caso você tenha um número satisfatório de pessoas à disposição, você pode aproveitá-las para entrar em contato com o maior número de pessoas possível. Porém, caso não seja esse seu cenário, cabe trabalhar na segmentação dos dados diferenciando os leads quentes e frios e em cima disso, diferenciar as estratégias aplicadas.
Os canais mais efetivos para contato com leads quentes, são o WhatsApp e a ligação telefônica, que permitem uma comunicação mais personalizada e imediata. Já e-mail/sms pode ser usado para nutrição dos leads frios fornecendo informações que venham a gerar interesse, e consequentemente, uma maior receptividade durante os contatos realizados ou até mesmo servir de gatilho para um contato ativo daquele lead. Para isso, você pode utilizar o WiFeed Marketing e realizar esses envios de forma automática!
Além disso, é importante identificar os melhores horários e dias para contatá-los. Alguns parceiros relatam que depois das 18h nos dias de semana, quando as pessoas já estão em suas residências, é o melhor horário para realizar contatos diretos. Portanto, o ideal é realizar as tentativas de contato a partir desse horário, ligando ou enviando mensagens via WhatsApp.
Mesclando diferentes estratégias para os leads gerados você estará potencializando ainda mais os resultados em seu negócio!
E aí, bora aumentar o número de vendas do seu provedor!
Converse com nossa equipe e elabore uma estratégia perfeita para o seu provedor!