Você já parou para pensar que a maior parte das nossas decisões de compra se baseiam na avaliação do produto ou serviço oferecido? Estamos cada vez mais conectados e “dar um Google” buscando os melhores serviços da nossa região virou parte da rotina.
Antes de mais nada, vamos entender como funciona a avaliação do Google e porque você deve se importar com ela.
Afinal, como essas avaliações interferem diretamente nas minhas vendas?
Segundo pesquisas, 79% dos consumidores brasileiros conferem as classificações online antes de decidir efetuar sua compra ou fechar um serviço. Desses, 58% confirmaram que avaliações são fundamentais para finalizar sua compra.
Assim, para que o seu potencial cliente possa virar, de fato, seu cliente, ele precisa encontrar avaliações sobre o seu produto/serviço nos canais de busca. E essas avaliações podem ser alavancadas através do WiFeed.
Não é só sobre qualidade, mas também quantidade!
Já vimos que as avaliações são fundamentais para influenciar positivamente (ou não) uma compra, e, assim, a importância de incentivar seus clientes a deixar comentários em sua página do Google.
Porém, além de influenciar o seu potencial cliente em direção a uma compra, as avaliações dos seus consumidores também impactam diretamente o seu resultado, o seu ranking nas plataformas de pesquisa! Isso mesmo: uma das variáveis usadas pelo Google para estabelecer a sua relevância nos resultados de busca é a quantidade e a qualidade das avaliações na sua página, assim como a sua resposta a elas.
“E porque me importar com o meu ranking nos resultados de busca?”, você deve estar se perguntando. Simples: quanto melhor for o seu resultado de pesquisa no Google, maior será a sua visibilidade entre os consumidores, aumentando a possibilidade de um cliente encontrar a sua marca e optar por comprar com você.
Agora que você já sabe a importância de ser bem avaliado é hora de pôr a mão na massa!
Conheça a estratégia que será utilizada
As etapas dessas estratégias são simples, mas bastante eficientes. Nosso foco consiste em utilizar do acesso realizado como gatilho para que, dentro de um tempo médio de 2 hora, o cliente seja impactado com um e-mail ou WhatsApp pedindo sua avaliação.
Criando seu e-mail de avaliação
Quando criamos uma Pesquisa de NPS ou Pesquisa de Satisfação utilizando do WiFeed Marketing, nosso foco é direcionar usuários promotores da marca para a avaliação do Google e aqueles que são detratores ou neutros para um formulário de pesquisa interno. Com isso, é necessário mostrar a importância e estimular que seus clientes satisfeitos tornem sua satisfação pública.
Isso irá impulsionar nossa nota do Google e fará com que avaliações que possam ser negativas sejam tratadas de forma interna. Assim criando uma melhor imagem da sua empresa no Google Meu Negócio.
Para criar seu e-mail, basta seguir o passo a passo: Marketing > E-mail > Nome do e-mail > Automação > NPS ou Pesquisa de Satisfação > Configure seu e-mail
Na configuração do seu e-mail de NPS você irá definir o design do seu e-mail com base na sua identidade, então fique livre para definir seu visual. Nosso foco aqui é a escala de 0 a 10:
Nessa escala faremos a seguinte configuração:
Clientes Promotores da marca (nota 9 e 10): Botão com link da avaliação no Google meu Negócio
Clientes Neutros (Nota 7 e 8): Formulário de pesquisa interno
Clientes Detratores (Notas 0 a 6): Formulário de pesquisa interno
Caso você opte pelo e-mail de Pesquisa de Satisfação, nosso foco será naquele cliente que responder com a experiência boa:
Nessa escala faremos a seguinte configuração:
Clientes Promotores da marca (Boa): Botão com link da avaliação no Google meu Negócio
Clientes Neutros (Neutra): Formulário de pesquisa interno
Clientes Detratores Ruim): Formulário de pesquisa interno
Após configurar a escala do seu e-mail e todo seu layout, basta salvá-lo e seguir para o próximo passo.
Crie uma automação para o disparo dos e-mails
Com a possibilidade de automatizar seus disparos, o WiFeed Marketing garante que todos os usuários que acessarem sua Wi-Fi irão receber seu e-mail e, consequentemente, isso aumentará a quantidade de avaliações da sua empresa.
Para criar sua automação, basta seguir o passo a passo: Marketing > Automação > Criar automação > Nome da automação > Configure sua automação
Com a automação criada, iremos definir qual será a entrada do fluxo para que o e-mail seja enviado. Seguindo nossa estratégia, as configurações de entrada serão as seguintes:
Critério: Acesso realizado
Locais: Aqueles correspondentes ao Google meu Negócio que você deseja aumentar a nota
Repetição: Repetir a cada 30 dias
Com isso, garantimos que todos os usuários que acessarem sua Wi-Fi irão receber um e-mail de avaliação 1 vez ao mês. Feito isso, você irá uma segunda ação, podendo ser uma espera ou o envio do seu e-mail.
Recomendamos que faça da seguinte forma: Acesso realizado > Esperar 2 hora > Enviar e-mail -> Esperar 1 dia -> Enviar E-mail (segundo e-mail).
Utilizando o WhatsApp
Caso opte por utilizar os disparos de WhatsApp a lógica de atuação deve mudar um pouco. Como através do WhatsApp não será possível fazer esse funil o ideal é que façamos ele através da campanha. Aqui estão dois exemplos de campanhas que podem ser utilizadas para realizar esse funil:
Em ambos os casos, assim como no exemplo do E-mail acima, utilizaremos apenas as boas avaliações para direcionar para o Google, já as demais, direcionaremos para formulários internos de pesquisa. Para isso, basta configurar a automação baseada em "campanha" e escolher os botões "Excelente e Bom" e as notas "10 e 9" para receberem nossa mensagem de avaliação. Caso tenha dúvidas, preparamos um artigo que explica etapa por etapa desse tipo de automação.
A mensagem a ser enviada pode ser tanto com botão ou link direto na mensagem, em ambas as situações o objetivo é direcionar a pessoa para página do Google que queremos a avaliação. Aqui estão dois exemplos de mensagem:
Para entender como criar e aprovar mensagens como essas acima, basta acessar esse vídeo (minuto 24:45).
Já a nossa automação ficará assim (baseada na campanha e nos botões selecionados).
Caso tenha dúvidas sobre como criar automações baseadas em campanhas basta acessar esse artigo. Com essa estratégia apenas os clientes promotores receberão a sua mensagem solicitando a avaliação no Google Meu Negócio da sua empresa.
Chegamos na etapa final!
Agora que seu E-mail ou WhatsApp estão configurados, sua automação está ativa e seus clientes estão sendo estimulados à acessar sua Wi-Fi chegou a melhor etapa: acompanhar sua nota do Google disparar!
E caso você não tenha o WiFeed Marketing ativo, basta chamar um dos nossos consultores!