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Aprenda a fazer uma Pesquisa de Satisfação!
Aprenda a fazer uma Pesquisa de Satisfação!
Matheus Martins Younes avatar
Escrito por Matheus Martins Younes
Atualizado há mais de uma semana

O objetivo deste artigo é dar um direcionamento para uma estratégia de Pesquisa de Satisfação utilizando o WiFeed. Este artigo está separado em 3 partes, que possuem uma duração de 1 semana para implementação das estratégias. Abaixo você encontra a nossa sugestão de cronograma para execução deste playbook.

Cronograma de execução

Semana 01: Alinhamento da estratégia

Esta etapa é destinada ao planejamento e definição do objetivo da sua pesquisa. Tudo se inicia entendendo o que você quer que seja avaliado pelos seus clientes. A pesquisa de satisfação vai além de entender somente a qualidade do seu atendimento, por isso, ao final da estratégia você também poderá mensurar quanto o cliente está satisfeito com o seu serviço, produto ou outras etapas da jornada de compra. O objetivo central desta estratégia é mensurar a satisfação dos clientes com a sua empresa e a experiência nos pontos de contato com ela.

Definição do objetivo

Para iniciar a sua pesquisa, vamos entender qual parte da jornada que o cliente tem com a sua empresa você quer mensurar a satisfação. A seguir separamos os objetivos mais recorrentes, mas você não precisa se limitar a somente esses. Alguns temas são:

  • Atendimento;

  • Tempo de entrega do produto;

  • Qualidade do serviço prestado;

  • Resultados obtidos com o produto.

Definição das perguntas

Após definir o objetivo da sua pesquisa, vamos definir qual ou quais perguntas serão respondidas. Lembre-se que é fundamental que ela seja clara, objetiva e que não seja respondida apenas com um “sim” ou “não”, tais como:

  • Como você avalia o nosso atendimento?

  • Como você avalia a qualidade dos nossos serviços/produtos?

  • Qual o seu nível de satisfação com o tempo de entrega do nosso produto?

Para as alternativas de resposta, sugerimos utilizar uma escala de 1 a 5, utilizando os termos condizentes com o que foi perguntado. Por exemplo:

  • Excelente - - - - -> (5 na escala)

  • Bom - - - - -> (4 na escala)

  • Regular - - - - -> (3 na escala)

  • Ruim - - - - -> (2 na escala)

  • Péssimo- - - - -> (1 na escala)

Ou, da seguinte forma:

  • Totalmente satisfeito

  • Satisfeito

  • Indiferente

  • Insatisfeito

  • Totalmente insatisfeito

É importante destacar que você não precisa se limitar a apenas uma pergunta, você pode combinar mais de uma pergunta na mesma campanha. No próximo tópico vamos explorar melhor este tema.

Semana 02: Criação da campanha

Depois de definidas as perguntas que serão feitas aos clientes, chegou a hora de planejar sua campanha no WiFeed. Para iniciar a criação, você vai precisar dos seguintes arquivos, informações e softwares:

  • Logotipo da sua empresa;

  • Identificação das cores utilizadas na sua identidade visual;

  • Software de edição de imagem (Photoshop, Illustrator, Canva, etc.)

Na nossa Central de Ajuda, você encontrará as dimensões para a criação das imagens da sua campanha e um tutorial de como criar sua campanha no WiFeed. Além disso, você pode ter acesso aos nossos modelos criados no Canva, para você editar de acordo com a sua identidade visual.

Ao final da criação dos materiais, você deve possuir algo parecido com a campanha abaixo:

Após finalizar a criação da sua campanha, basta ativá-la no WiFeed para iniciar a captação dos dados.

Semana 03: Análise e consolidação dos resultados

Para analisar os resultados da sua campanha, utilizaremos uma metodologia bastante difundida que é o CSAT, ou Customer Satisfaction, que nada mais é do que a pontuação da satisfação do cliente. O CSAT calcula a porcentagem de clientes satisfeitos com a sua empresa ou com a experiência fornecida em determinado momento.

Para calcular o índice, basta somar as respostas compatíveis com os clientes satisfeitos (4 e 5 da escala) e dividir pelo total de respostas obtidas. Após isso, você o transforma em porcentagem (x100). Para exemplificar o cálculo, vamos transformar esta explicação em números!

Vamos supor que você obteve 300 respostas na sua pesquisa e obteve as seguintes avaliações:

  • 10 clientes responderam que estão “totalmente insatisfeitos” (1 na escala);

  • 20 clientes responderam que estão “insatisfeitos” (2 na escala);

  • 50 clientes responderam que estão “indiferentes” (3 na escala);

  • 100 clientes responderam que estão “satisfeitos” (4 na escala);

  • 120 clientes responderam que estão “totalmente satisfeitos” (5 na escala);

Para calcular o CSAT, devemos somar os clientes 4 e 5 da escala, ou seja, aqueles que avaliaram como “satisfeitos” e “muito satisfeitos”. Após a soma realizada, dividir pelo total de respostas obtidas:

CSAT = (100 + 120)/300

CSAT = 220/300

CSAT = 0,73

CSAT = 73%

Desta forma, é possível afirmar que o nível de satisfação dos seus clientes é de 73%.

Para facilitar a apuração dos dados, você pode somar a porcentagem dos valores 4 e 5 da escala diretamente pela tela de estatísticas do WiFeed, conforme exemplo abaixo:

Utilizando o CSAT para melhorar seus processos

Para um processo de melhoria contínua, é importante que os dados gerados sejam analisados e apoiem a sua tomada de decisão. Além disso, é necessário monitorar seu CSAT constantemente. Esta não é uma métrica fixa, ela vai variar com o tempo e você deve analisar pontualmente o que pode estar afetando a nota. Lembre-se que as respostas serão consequência da experiência oferecida aos seus clientes e é muito importante uma análise aprofundada dos resultados.

Clientes insatisfeitos são uma oportunidade

Deixe seu cliente saber que sua opinião é levada a sério. Se ele está insatisfeito, esta é uma bela oportunidade de fidelizá-lo. Seja proativo, entre em contato e demonstre sua preocupação em entender os motivos para esta insatisfação, além de tentar resolver este desconforto. Desta forma, seu cliente vai saber que sempre que tiver um problema com a sua empresa, alguém estará pronto para ouvi-lo e gerenciar a situação, o que aumenta o grau de confiança na marca.

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