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Como entender seus clientes através do WiFeed - NPS
Como entender seus clientes através do WiFeed - NPS

Aplique a metodologia NPS no seu Wi-Fi.

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Escrito por Matheus Martins Younes
Atualizado há mais de uma semana

Quando se fala em aprender sobre sua base de clientes, não há nada mais eficaz do que fazer uma pesquisa com eles. Muitas das vezes, é na pesquisa que o cliente tem a chance de expressar suas opiniões sobre a empresa.

Você sabia que a partir das campanhas do WiFeed você pode entender mais sobre os seus clientes? Com interações de múltipla escolha ou de pesquisa de NPS, você consegue avaliar a satisfação e fidelização dos seus clientes, além de poder perguntar qualquer coisa que quiser para eles.

Lembre-se sempre que, antes de criar suas perguntas, é importante entendermos o que queremos aprender sobre o cliente e o que faremos com estes dados. Após entender o que você precisa saber, é a hora de iniciar o planejamento da sua pesquisa.

NPS

NPS, ou Net Promoter Score, é amplamente utilizado pelas mais diversas empresas. O NPS é diferente de outras métricas, pois ele não mede a satisfação de um cliente em relação a um evento ou interação específica. Em vez disso, o NPS foi criado para medir a fidelidade geral do cliente com sua marca.

O NPS traça um gráfico da fidelidade de seu cliente fazendo uma única pergunta: "Qual a probabilidade de você recomendar a empresa X a um amigo ou colega?" Em seguida, é solicitado que o cliente escolha um score entre 0 e 10, que é usado para calcular o Net Promoter Score da empresa.

As respostas à pergunta do NPS são separadas a três grupos:

  • Detratores são clientes que deram um score de 0 a 6, indicando insatisfação com sua empresa. É muito provável que eles não incentivem amigos ou colegas a usarem seu produto e serviços.

  • Passivos são clientes que deram um score de 7 ou 8, indicando que eles provavelmente não recomendariam sua empresa a outros.

  • Promotores são clientes que deram um score de 9 ou 10, indicando que eles provavelmente recomendariam ativamente sua empresa a outros.

Para calcular o NPS da sua empresa, basta pegar o percentual de promotores e diminuir pelo percentual de detratores. Os entrevistados passivos não são usados nesse cálculo final. Ao final deste cálculo, você terá um score que vai de -100 a 100; esse é o seu Net Promoter Score.

Exemplo: Se em uma pesquisa você receber 100 respostas detratoras, 150 respostas passivas e 300 respostas promotoras. Seu NPS será de 37 e o cálculo será o seguinte:

Essa métrica permite que você compare o número dos seus detratores, que estão ativamente depreciando sua empresa ou produtos e são grandes riscos de cancelamento, com o número dos seus promotores, que estão recomendando ativamente sua empresa ou produto. Após calcular o NPS da sua empresa você deve verificar em qual zona você se enquadra. Seguem abaixo as classificações:

Zonas de classificação

  • Zona Crítica (-100 a 0)

  • Zona de Aperfeiçoamento (1 a 50)

  • Zona de Qualidade (51 a 75)

  • Zona de Excelência (76 a 100)

💡Caso você ainda não saiba criar uma campanha no WiFeed, acesse o artigo de criação de campanha.

Abaixo temos um exemplo de campanha NPS criado dentro da plataforma do WiFeed e que é veiculado para todos os clientes que acessam o Wi-Fi Público da Algar Telecom. É recomendável que essa campanha não se repita aos usuários, para que um mesmo cliente não responda mais de uma vez a sua pesquisa.

Pesquisa de satisfação (CSAT)

A pesquisa de satisfação geralmente é baseada em uma breve pesquisa com os clientes, normalmente depois que uma compra é efetuada ou atendimento é realizado. Essa pesquisa pode assumir muitas formas diferentes, mas, em sua essência, pede-se ao cliente que avalie sua experiência em uma escala que varia de excelente a péssima.

Por exemplo, você pode perguntar “Como você avalia a sua experiência conosco?”, ou “Como você avalia o nosso atendimento?”. Esta pergunta deve ser seguida por algumas opções, como excelente, bom, regular, ruim ou péssimo.

A pesquisa de satisfação é uma maneira rápida de medir a experiência do cliente. Com ela você pode metrificar o desempenho de sua equipe de vendas ou atendimento. Para medir essa satisfação, podemos utilizar a fórmula abaixo:

Quanto maior for esse número, melhor é o nível de satisfação dos seus clientes. Uma ótima forma de medir a satisfação dos seus clientes é utilizando o WiFeed para fazer esta pesquisa. Abaixo temos um exemplo de pesquisa de satisfação utilizando a nossa plataforma:

Outras pesquisa

Além de medir a fidelização e a satisfação dos seus clientes, você pode utilizar as pesquisas do WiFeed para entender uma série de coisas. Você pode saber:

  • Quais produtos seu cliente procura;

  • Quais serviços ele mais utiliza;

  • Quais segmentos de produtos ele gostaria de ver na sua loja;

  • De quais cidades ele vem;

  • Como ele ficou sabendo da sua empresa;

  • Se ele já fez compras no seu e-commerce;

  • Entre outras perguntas que você pode fazer;

A partir das respostas, podemos entender comportamentos, saber quais produtos são mais desejados ou, até mesmo, enviar promoções de acordo com o interesse demonstrado pelo cliente.

Não se esqueça de combinar estas pesquisas, pois elas acabam se completando. Fazer uma pesquisa de satisfação não tira a necessidade de fazer sua pesquisa NPS, por exemplo. Lembre-se que no momento de fazer suas análises, sempre será interessante dispor de mais de uma métrica para avaliar.

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