Passar para o conteúdo principal
Como conseguir os melhores locais para a sua estratégia de hotspot?

Aqui você irá aprender estratégias para fechar parcerias e instalar novos pontos de Hotspot!

Matheus Martins Younes avatar
Escrito por Matheus Martins Younes
Atualizado há mais de um ano

A internet já faz parte do dia a dia dos brasileiros e isso não é novidade. Mas utilizar de uma estratégia de Hotspot pode gerar algumas dúvidas nos provedores: "Quais os melhores locais para instalar meus hotspots? Minha estratégia de divulgação está sendo efetiva? E os leads colhidos, estão dentro do perfil desejado?"

Com isso, utilizar de uma estratégia efetiva é imprescindível para ter os melhores resultados e vamos te ajudar a encontrar essas respostas nesse artigo!

Você sabia que 89% da população afirma preferir navegar por uma rede Wi-Fi do que utilizar redes móveis? Além disso, cerca de 80% da população afirma que espera encontrar WiFi grátis nos locais que frequenta. E é com base nisso que disponibilizar um ponto de Hotspot trará resultados incríveis para o seu provedor.

Afinal, onde devo colocar meus pontos de Wi-Fi?

A resposta mais simples e fácil seria "Nos locais com maior movimento de pessoas", certo? Mas não é tão simples assim. Antes de mais nada, você precisa entender se o público que frequenta aquele local é o mesmo que você deseja. Além disso, quanto maior o fluxo de pessoas, melhor deve deve ser o seu equipamento e velocidade oferecida. Você está preparado para suportar 1.000 pessoas se conectando simultaneamente?

A melhor forma de se preparar na escolha de locais é estudar quais são os pontos principais da sua cidade. Isso pode variar dependendo da região, cultura e renda per capita, mas alguns pontos se destacam:

  • Shoppings e centros comerciais: sendo locais de grande circulação diariamente, com toda certeza são pontos importantes na estratégia de Hotspot. Porém, por se tratarem de locais com alto fluxo, é necessário uma estrutura capaz de suportar a demanda.

  • Bares, cafés e restaurantes: onde tem comida e bebida, tem gente! O que nos dá uma oportunidade de disponibilizar Wi-Fi em parceria com estes estabelecimentos;

  • Parques e praças: são excelentes locais para oferecer Wi-Fi, já que as redes móveis costumam ter um sinal pior por lá. Além disso, as pessoas passam muito tempo nesses locais e precisam de acesso à internet;

  • Condomínios: sempre são ótimos locais de hotspot, já que você está próximo de diversas famílias e se torna uma excelente oportunidade de captar leads destes moradores de condomínios que você já possui infraestrutura;

  • Igrejas e centros religiosos: igrejas e centros religiosos possuem um grande fluxo de pessoas e são tidos, muitas vezes, como pontos turísticos e centrais da cidade;

Como conseguir instalar nesses locais?

Quanto mais pontos de Hotspots for possível instalar, maior é o funil de leads e por consequência, maior o número de vendas. Dessa forma, muitos provedores se questionam: onde e como eu vou conseguir aumentar esse número de Hotspots?

Bem, essa tarefa parece árdua, mas não é! A maioria das empresas também querem captar o cadastro dos seus clientes e visitantes. Portanto, cabe ao ISP criar mecanismos de parceria com estas empresas para que seja instalado um ponto de hotspot dentro destes locais.

Algumas estratégias e modelos que podemos utilizar para a parceria com os estabelecimentos:

  1. Isenção do pagamento de link de internet: Este é modelo de maior aceitação por parte dos estabelecimentos, pois reduz custos para o local. Por mais que o seu provedor deixe de ter receita com este cliente, o projeto se paga através das vendas que serão realizadas com os leads captados no local.

    Por exemplo: Se você antes cobrava R$ 100 no plano de internet para o local e faz cinco vendas de planos no valor de R$100 cada, você aumenta uma receita que antes era de R$ 100 e para R$ 500 todos os meses.

  2. Melhora de sinal do Wi-Fi e entrega da base de cadastro: Outro modelo que você pode optar é mantendo o valor que é cobrado no link de internet atual, porém será instalado um equipamento adicional de Wi-Fi de maior qualidade, saindo do Wi-Fi entregue pela ONU e passando para um AP de linha corporativa, entregando assim uma maior qualidade de conexão para os clientes daquele local. Além disso, é possível entregar a base de cadastros que foi gerada, para que a empresa local possa se relacionar com os seus clientes.

  3. Divisão de mídia: Neste modelo as campanhas e os cadastros podem ser divididos entre local e ISP. Esta é uma forma onde o provedor vai custear o valor de licença do WiFeed e adequar a infraestrutura de redes e, em troca, o uso do WiFeed pode ser dividido entre o provedor e o estabelecimento.

  4. Upgrade de plano sem custo adicional: Para disponibilizar o espaço para o seu hotspot, você pode oferecer ao cliente um upgrade de velocidade sem custo adicional. Desta forma ele terá o benefício de uma conexão mais rápida e você poderá utilizar da mídia para suas estratégias.

  5. Conformidade com a legislação: além de todos as possibilidades acima, uma argumentações que pode ser utilizada em conjunto é o fato de estar em conformidade com o Marco Civil da Internet e a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). É sempre importante deixar claro aos seus clientes que as empresas que fornecem Wi-Fi público tem o dever de registrar os dados de acesso ao seu Wi-FI. Com a instalação do WiFeed essa empresa estará se resguardando e estará em conformidade com a legislação. Aqui você pode ler mais sobre o tratamento dos dados para o Marco Civil da Internet.

O que vai determinar a utilização de uma abordagem ou de outra, é a negociação que será feita com o estabelecimento e o que o seu provedor está disposto a ceder para conseguir aquele ponto de hotspot. É importante verificar com sua equipe de vendas quais os clientes teriam a maior propensão a fechar esta parceria e quais os locais mais estratégicos para o seu provedor. Desta forma, vocês podem criar um plano de ação e listar os melhores clientes para entrar em contato.

Público-alvo

Agora que falamos sobre possíveis estratégias para a negociação com os estabelecimentos, cabe falar sobre os dois principais modelos de instalação e foco do público a ser captado pelo hotspot: interno e externo.

  1. Instalações internas: nestes casos o objetivo é a captação de leads dentro do estabelecimento escolhido. Os equipamentos a serem escolhidos e abordagem das campanhas vai depender do público daquele local, tamanho e estratégias de marketing. 

  2. Instalações externas: nesta estratégia, você pode até utilizar o espaço de algum cliente como um bar, academia, etc. Porém o foco será voltado a captar leads dos arredores daquele local. Esta estratégia funciona muito bem para conseguir alcançar o público de praças, você pode colocar seu equipamento dentro de uma lanchonete que fica no local e direcionar o sinal para fora, por exemplo.

Qual o melhor equipamento para utilizar?

As possibilidades variam conforme o conhecimento técnico da sua equipe de instalação, estrutura do seu provedor, custo e ambiente escolhido para a sua utilização. Aqui serão listados alguns tipos de equipamentos:

  1. Menor custo: equipamentos de fácil instalação e manutenção, porém sem controladora externa. Possíveis  manutenções de configuração e trocas de nomes do Wifi (por exemplo) necessitarão da visita do técnico, visto que não há gerencia remota. Como exemplos, os equipamentos de entrada da linha corporativa da Intelbras funcionam muito bem. As versões mais baratas possuem apenas o canal de 2.4Ghz, nos modelos AP310 e AP360. Caso queira um equipamento dual band e que forneça maior velocidade na conexão (acima de 100Mbps), precisará investir mais e pegar o AP 1250 AC MAX

  2. Fácil Manutenção: equipamentos com gerência remota trazem um ótimo custo-benefício visto que é possível alterar suas configurações externamente através de uma controladora na nuvem, facilitando alterações e manutenções. Pensando nesta praticidade, mas mantendo custos mais baixos, a linha Omada da TP-Link conta com equipamentos bem competentes neste quesito. Para quem busca o menor custo possível, os valores partem de uma média de R$250,00 nos equipamentos mais simples, como o EAP 115. Já para quem procura um equipamento dual band, deverá investir um pouco mais e pegar modelos a partir do EAP225 AC1350, que é 2.4Ghz e 5.8Ghz e tem tecnologia MU-MIMO. Vale ressaltar que neste caso, você precisará de uma estrutura para hospedar sua controladora. 

  3. AP Outdoor: esses equipamentos são ideais para instalações em ambientes externos. Existem diversos modelos no mercado, variando sua qualidade, robustez e velocidades atendidas. Pensando em custo-benefício é possível encontrar equipamentos outdoor da TP-Link, UniFi e Intelbras.

Aqui trouxemos uma tabela para ser feito um comparativo entre as possíveis soluções levando em consideração custo-benefício, gestão, dificuldade e finalidade: 

Como alavancar os resultados do meu hotspot?

Você já definiu seus equipamentos e os locais que deseja implementar seus pontos de Hotspot. Agora é hora de pensar na divulgação desse serviço e como os usuários serão impactados por ele. A seguir, preparamos mais algumas dicas!

Nome da rede WiFi

Parece algo simples, mas é muito comum procurar por uma rede Wi-Fi e ter muita dificuldade na busca, principalmente em locais onde a quantidade de redes é alta. A maior dica aqui é: seja simples e utilize os caracteres especiais a seu favor!

Utilize nomes de rede como:

  • #WI-FI GRÁTIS [NOME DO PROVEDOR]

  • #Free Wi-Fi [NOME DO PROVEDOR]

  • #[NOME DO PROVEDOR] (Wi-Fi Livre)

Lembre sempre que o seu cliente precisa encontrar sua rede e entender de forma rápida e simples que você está disponibilizando esse serviço gratuitamente. Além disso, utilizar os caracteres especiais no início do nome, fazem com que sua rede apareça antes das outras de mesmo nível de sinal.

Divulgue em suas mídias sociais

Mídias sociais como Instagram e Facebook são parte do dia a dia do seu cliente e reforçar esse benefício por meio delas é importantíssimo. Crie uma arte chamativa, divulgue seus locais com Wi-Fi livre e demonstre que você se importa com o acesso do seu cliente até mesmo fora de casa

Deixe claro de forma visual que aquele local possui Wi-Fi

Se o ponto de Hotspot lhe permitir, faça placas, banners e adesivos pelo local que falem sobre sua rede Wi-Fi. Demonstre que é você quem está disponibilizando esse benefício e reforce sua presença no dia a dia do seu cliente.

Não espere que ele procure pela Wi-Fi, desperte esse sentimento de necessidade!

E agora que você já está por dentro de tudo para começar sua estratégia de Hotspot, basta criar suas Campanhas por meio do WiFeed e começar a converter seus leads!

Respondeu à sua pergunta?