A integração do WiFeed com o Google Workspace permite que os usuários realizem login utilizando suas contas do Google Workspace, proporcionando mais segurança e praticidade em ambientes corporativos. Esse processo simplifica a gestão de acessos, reduz a necessidade de múltiplas credenciais e melhora a experiência do usuário.
Este guia tem como objetivo apresentar um passo a passo para a configuração dessa integração, abordando desde a criação de um projeto na Google Cloud até a inserção das credenciais no WiFeed.
Prepare seu equipamento: Liberação das URLs
Para o funcionamento pleno dessa integração é necessária a liberação das URLs abaixo na lista de Walled Garden dos aparelhos ou controladora dos Aps.
URLs para liberação do Google Workspace
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Após isso será possível prosseguir com a integração.
Criação de um Novo Projeto no Google Cloud
Para iniciar a integração, é necessário criar um novo projeto na Google Cloud. Seguindo as etapas abaixo:
1.1 Acesse o Google Cloud
Entre no site da Google Cloud pelo link: Google Cloud Console
1.2 Crie um novo projeto
Clique em "Criar projeto", nomeie-o e selecione a organização correspondente.
1.3 Configure as credenciais
Acesse a aba "Credenciais" e selecione a opção "Criar credenciais" > "ID do cliente OAuth".
1.4 Configuração da tela de permissão
Para criar um cliente OAuth primeiro será necessário configurar uma tela de permissão.
Escolha a opção de tipo Interno > após isso irá abrir uma Tela de permissão OAuth para preencher com as informações da sua organização.
Adicione os escopos do aplicativo e verifique as informações do resumo do app.
1.5 Geração do ID do Cliente OAuth
Volte em Credencias > Criar pendencias > ID do cliente Oauth.
Selecione o tipo para aplicativo da Web e insira está uri de redirecionamento do WiFeed.
ATENÇÃO: Salve as credenciais ⚠️
Guarde o ID do Cliente e a Chave Secreta para utilização no WiFeed.
Realizando a integração no WiFeed.
Após a geração das credenciais no Google Cloud, siga os passos abaixo para integrá-las no WiFeed:
1. Acesse sua conta WiFeed
Entre no WiFeed e navegue até a aba de integrações. Ou se preferir só clicar neste botão e será encaminhado diretamente para a pagina de integração:
2. Crie uma nova integração do tipo Google
Clique no botão "Criar Integração" e de nome para a integração, clique em avançar
Após isso selecione a opção de integração com Google Workspace.
3. Insira as credenciais geradas
Aquelas informações que foram solicitadas para guardar.
4. Teste e finalize a integração
Crie um formulário para a integração em Tipos de cadastros > Criar Formulário de Login;
Se preferir pode clicar nesse botão para ser encaminhado diretamente também:
Insira o Nome, Titulo de botão, e Tempo de conexão que desejar e selecione o campo obrigatório como "Google"
Clique em cima de Google e marque a integração criada, avance e marque os locais desejados.
Após isso somente testar a funcionalidade tentando se conectar via Captive Portal.
Conclusão
A integração entre WiFeed e Google Workspace é um processo simples e eficaz. Seguindo os passos apresentados, é possível implementar essa funcionalidade de forma rápida e segura, garantindo maior controle sobre os acessos. Porém caso tenha mais dúvidas pode chamar nosso suporte.