Modelo Homologado:
EG310GH-E
Introdução
O WiFeed possibilita que os clientes que acessarem os pontos de acesso de determinada rede Wi-Fi passem por um processo de liberação antes de terem acesso à Internet. Esse processo irá identificar o cliente através de um cadastro e poderá apresentar um anúncio, propaganda ou questionamento antes da liberação do acesso. O conjunto de telas que o cliente irá visualizar referente a pesquisas e marketing é chamado de Campanha. Então, em resumo, o cliente ao conectar em um Wi-Fi com o WiFeed configurado, deverá passar pelos seguintes passos:
Cadastro no WiFeed;
Aceite dos Termos de Uso;
Execução da Campanha (se habilitada);
Liberação do acesso.
Este tutorial irá mostrar como realizar a configuração da solução de Captive portal do WiFeed no Ruijie Reye.
IMPORTANTE: Antes de seguir as etapas deste tutorial, você deverá ter acesso à plataforma WiFeed. A plataforma se encontra disponível no seguinte endereço:
Etapa 1 - Local para configuração do Captive portal
Acesse seu roteador localmente, ou via a Ruijie Reye.
Vá em Gateway
Na aba Gateway, procuro por Advanced > Authentication
Etapa 2 - Configurando o Captive
Na Aba Cloud Auth habilite o Authentication.
Em Network Type selecione Layer-2 Network e logo abaixo em Auth Server URL coloque a seguinte URL:
bigbox.wifeed.com.br/api/redirect/hs-ruijiecloud
Em Server type Selecione Third-party Authentication e clique em Customized Parameter, coloque em Custom e insira os campos como abaixo:
Etapa 3 - Configurando o RADIUS
Em Authentication Type selecione RADIUS e vá em authentication sever group e clique em edit
Nessa Tela clique em Add Server Grou
Coloque um Group Name e em Server ip, Server Name e Shared Secret coloque os que o suporte do WiFeed lhe fornecer e clique em Salvar.
Com o Group criado, selecione ele em Authentication Server e Accounting server
Logo Abaixo insira a Vlan que será inserido o Captive Portal e qual a rede que será utilizada, como no exemplo abaixo, e Clique em Salvar ao final.
Etapa 4 - Liberando domínios Necessários
Para finalizar iremos adicionar as URLs necessárias para o funcionamento do Captive portal.
⚠️ Observação: O WiFeed funcionará com suas próprias URLs liberadas. No entanto, para que algumas funcionalidades adicionais funcionem corretamente, é necessário liberar também as URLs específicas desses serviços.
Vá em Allow List > Domain Allow List e adicione as seguintes URLs:
URLs para liberação do Facebook
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URLs para liberação do Linkedin
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URLs para liberação do X (Twitter)
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URLs para liberação do Yotube
Observações: caso seu equipamento não aceitar * (asterisco) você pode remove-lo! |
URLs para liberação do Google Workspace
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URLs para liberação do Active Directory (Azure)
Observações: caso seu equipamento não aceitar * (asterisco) você pode remove-lo! |
A tela abaixo ilustra como irá ficar a configuração:
Etapa 5 - Configuração dos pontos de acesso na plataforma WiFeed
Ao entrar na plataforma, clique no seu avatar, no canto superior direito da tela e posteriormente clique em Configurações.
Na próxima tela clique no botão Locais.
Na tela de configuração de Locais será possível criar Locais, Grupos de Locais, Pontos de Acesso e Grupos de Pontos de Acesso, sendo que um Ponto de Acesso deverá sempre estar dentro de um Local. Já os grupos são uma forma de organizar todos esses registros.
5.1 Cadastro do Local
Um local é um ambiente físico onde os pontos de acesso serão instalados. Ele pode ser um hotel, um supermercado ou um restaurante por exemplo. Ao cadastrar um local podemos definir um nome para identificá-lo dentro da plataforma e definir o tempo de conexão, que será o tempo que o usuário poderá utilizar a Internet após a liberação no captive portal, além disso deve-se informar os dados referentes ao endereço.
Para criar um local, clique no botão Registrar Local na parte superior da tela.
Uma nova janela será aberta permitindo definirmos algumas informações sobre o Local.
Tela de cadastro de Local
Preencha as informações, salve o registro e ative o local na listagem.
5.2 Cadastro do Ponto de Acesso
O ponto de acesso é o equipamento que irá permitir os clientes acessarem o captive portal e visualizarem os anúncios veiculados para posteriormente terem acesso a Internet. Mas antes de realizar o teste de acesso é necessário registrar os pontos de acesso na plataforma. Ao registrar um ponto de acesso você está informando à plataforma WiFeed que este equipamento poderá realizar requisições para a plataforma. Então é importante registrar todos os pontos de acessos instalados.
Para cadastrar um ponto de acesso, ou Aparelho como é chamado dentro da plataforma WiFeed, vá até um registro de Local e clique no ícone de soma ( + ) e depois na opção Novo Aparelho, como mostrado na imagem abaixo.
Na janela do cadastro defina um nome para o Aparelho, selecione Ruijie Cloud Auth no campo Tipo de Aparelho , depois da inserção o sistema irá criar uma chave única do aparelho para você
Preencha as informações e salve o registro.
Etapa 6 - Testando a solução
Com a controladora configurada e os pontos de acesso registrados na plataforma é hora de conectar no Wi-Fi e ver se está tudo funcionando corretamente.
Ao conectar, o ponto de acesso deverá direcionar você para o captive portal, apresentando a seguinte tela caso você não seja um usuário cadastrado:
O próximo passo é realizar o login no captive portal caso já possua um email cadastrado, ou caso contrário, realizar um novo cadastro.
É importante lembrar aqui que caso você opte por realizar o login ou cadastro via Facebook e ocorra algum problema no carregamento da página, é possível que você tenha esquecido de liberar algum domínio no Access Control da Etapa 4.
Continue o teste realizando o cadastro e aceitando os Termos de Uso como mostrado nas telas abaixo:
Caso queira visualizar o tempo restante de conexão, poderá ir até o menu Conexões, na plataforma WiFeed, para ver a lista de usuários liberados pela plataforma.
Considerações Finais
Como foi visto, a configuração da solução WiFeed é realizada tanto na plataforma, quanto na rede do estabelecimento que irá disponibilizar Wi-Fi para seus clientes.
E é normal ocorrer alguns problemas até deixar a solução funcionando corretamente. Isso porque esta solução na verdade depende de outras soluções. Depende do ponto de acesso ser integrado, depende do smartphone permitir a identificação de um captive portal em uma rede pública, depende da rede do estabelecimento estar corretamente configurada, entre outros fatores que podem interferir na solução, como firewalls e proxies.
Mas caso você tenha problemas para realizar esta configuração, entre em contato com nossa central de atendimento que iremos ajudá-lo.