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Manual de Integração - One (Ruckus Networks)
Manual de Integração - One (Ruckus Networks)
Otavio Marques avatar
Escrito por Otavio Marques
Atualizado há mais de uma semana


⚠️ ATENÇÃO ⚠️

Certifique-se que você atende todos os itens abaixo antes de iniciar.

👉 Acesso Plataforma do WiFeed system.wifeed.com.br;

👉 Você possui acesso ao ruckus cloud https://ruckus.cloud/;

👉 O aparelho está adotado e funcional dentro do Ruckus One;

👉 Homologação realizada com Ap's e versões:

AP | Versão: R350, R550, R560 e T750 | 7.0.0.104.1432

⚠️Utilize as informações deste manual, este manual estará sempre atualizado, o vídeo servirá como apoio ⚠️

Estou pronto! Inicie aqui sua configuração ✅

Introdução

O WiFeed possibilita que os clientes que acessarem os pontos de acesso de determinada rede Wi-Fi passem por um processo de liberação antes de terem acesso à Internet. Esse processo irá identificar o cliente através de um cadastro e poderá apresentar um anúncio, propaganda ou questionamento antes da liberação do acesso. O conjunto de telas que o cliente irá visualizar referente a pesquisas e marketing é chamado de Campanha. Então, em resumo, o cliente ao conectar em um Wi-Fi com o WiFeed configurado, deverá passar pelos seguintes passos:

  1. Cadastro no WiFeed;

  2. Aceite dos Termos de Uso;

  3. Execução da Campanha (se habilitada);

  4. Liberação do acesso.

Este tutorial irá mostrar como realizar a configuração da solução de captive portal do WiFeed no Ruckus One. Essa configuração deverá ser realizada em 6 etapas:

  1. Configuração do Wi-Fi e configuração do portal que direciona os clientes para o captive portal externo do WiFeed após conectarem no SSID criado

  2. Liberação dos domínios utilizados pela solução, que permite que os clientes ainda não liberados possam alcançar os serviços do WiFeed que estão na Internet;

  3. Configuração do RADIUS server onde ocorre a comunicação entre o WiFeed e o Ruckus One

  4. Selecionar Venue (Site) onde as configurações feitas serão aplicadas;

  5. Registro dos Pontos de Acesso na plataforma WiFeed, que autorizam os pontos de acesso a fazerem parte da solução e mostram para o WiFeed de onde estão vindo os acessos;

  6. E, por fim, o teste da solução, que descreve o passo a passo de um cliente ao conectar em um ponto de acesso configurado.

⚠️ IMPORTANTE: Antes de seguir as etapas deste tutorial, você deverá ter acesso à plataforma WiFeed. A plataforma se encontra disponível no seguinte endereço:

Resumo das configurações

    1. Criação do SSID;

    2. Configuração do captive portal do WiFeed;

    3. Links de liberação (Walled Garden);

    4. Configuração do RADIUS server;

    5. Selecionar Venue (Site) para aplicar as configurações;

    1. Entre na plataforma do WiFeed https://system.wifeed.com.br/locais;

      Configurações > locais > Registrar um grupo > Adicionar Local >

      Adicionar Aparelho do tipo Ruckus One e inserir o Mac address da WAN no campo chave do aparelho;

    1. Para testar você deve ser atentar somente ao teste na ponta, com um dispositivo celular ou notebook, você deve se conectar ao Wi-Fi e verificar a aplicação na tela.

Configuração completa

Etapa 1 - Configuração do Captive Portal na Ruckus One (Ruckus Cloud)

Primeiramente faça login na Ruckus Cloud (https://ruckus.cloud/), depois vá na seção Wi-Fi > Wi-Fi Networks List:

Clique em Add Wi-Fi Network:

Após clicar irá seguir essas opções:

Network Name: Irá preencher com o nome do SSID

Network Type: Irá selecionar a opção Captive Portal

Após preencher irá clicar em Next

Clicando em Next irá para configuração do tipo do portal onde irá selecionar essa opção:

Portal Type: 3rd Party Captive Portal (WISPr)

Após selecionar irá clicar em Next. Clicando em Next irá para opção Settings onde serão preenchidas essas opções:

Portal Provider: Irá selecionar a opção Custom Provider

Provider Name: Irá preencher como WiFeed

Captive Portal URL: Irá preencher com esta URL:

Integration Key: Não alterar essa opção

Secure your network: Irá selecionar a opção None

Enable MAC auth bypass: Deixar apenas esta opção marcada

Etapa 2 - Liberação dos domínios de pré-liberação

Continuando na opção Settings , vamos configurar o Walled Garden:

Abaixo do nome Walled Garden temos este quadro onde vamos preencher com essas URL'S:

⚠️Observação: O WiFeed funcionará com suas próprias URLs liberadas. No entanto, para que algumas funcionalidades adicionais funcionem corretamente, é necessário liberar também as URLs específicas desses serviços.

URLs para liberação do WiFeed

  • bigbox.wifeed.com.br

  • api.wifeed.com.br

  • hs.portalwifeed.com.br

logotipo do facebook png, ícone do facebook transparente png 18930476 PNG

URLs para liberação do Facebook

  • graph.facebook.com

  • connect.facebook.net

  • static.xx.fbcdn.net

  • facebook.com

Icon logo linkedin

URLs para liberação do Linkedin

  • static-exp1.licdn.com

  • ponf.linkedin.com

  • platform.linkedin.com

  • lnkd.demdex.net

  • static.licdn.com

Logo Twitter - Vetores e Arquivos PSD Grátis para Download

URLs para liberação do X (Twitter)

  • twitter.com

  • abs.twimg.com

  • pbs.twimg.com

  • api.twitter.com

  • fonts.gstatic.com

YouTube Logo – PNG e Vetor – Download de Logo

URLs para liberação do Yotube

  • *youtube.com

  • *youtube-ui.l.google.com

  • *ytimg.l.google.com

  • *ytimg.com

  • *googlevideo.com

  • *ggpht.com

  • *.googleusercontent.com

  • *.gstatic.com

Observações: caso seu equipamento não aceitar * (asterisco) você pode remove-lo!

URLs para liberação do Google Workspace

  • accounts.google.com

  • accounts.google.com.br

  • apis.google.com

  • ssl.gstatic.com

  • accounts.youtube.com

  • gstatic.com

  • fonts.gstatic.com

  • lh3.googleusercontent.com

  • play.google.com

Azure AD - Uma visão geral inicial

URLs para liberação do Active Directory (Azure)

  • login.microsoftonline.com

  • logincdn.msftauth.net

  • aadcdn.msftauth.net

  • login.live.com

  • in.appcenter.ms

  • enterpriseregistration.windows.net

  • mobileappcommunicator.auth.microsoft.com

  • mobile.pipe.aria.microsoft.com

  • aadcdn.msauth.net

  • aadcdn.msauthimages.net

  • autologon.microsoftazuread-sso.com

  • aadcdn.msftauthimages.net

  • *.msauth.net

  • *.msftauth.net

Observações: caso seu equipamento não aceitar * (asterisco) você pode remove-lo!

Ficará desta forma no preenchimento:

Etapa 3 - Configuração do Radius Server

Continuando na opção Settings , vamos configurar o Servidor RADIUS:

Authentication Service: Irá marcar a opção Authenticate Connections

Authentication Server: Irá clicar em Add Server e preencher os campos abaixo:

Profile Name: Radius_Auth_WiFeed

IP Address: 52.67.22.243

Port: 7564

Shared Secret: #WiFeed@newAccess912.

Após preencher irá clicar em Add.

Agora será necessário habilitar a opção Accounting Service:

Após habilitar, irá clicar em Add Server e preencher os campos abaixo:

Profile Name: Radius_Acct_WiFeed

IP Address: 52.67.22.243

Port: 4657

Shared Secret: #WiFeed@newAccess912.

Após preencher as opções de RADIUS irá ficar desta forma:

Etapa 4 - Selecionar Venue onde as configurações serão aplicadas:

Após finalizar toda a configuração do captive portal do WiFeed na opção Settings irá clicar em Next e assim será direcionado para a opção Venue.

Observações: A opção Venue em outras controladoras é conhecida como site, onde é criado cada SSID e os Ap's são marcados para receberem as configurações.

Esta opção Venue é o site da cloud, então vamos escolher a Venue que irá receber todas as configurações:

Após escolher a Venue correta irá clicar em Next, assim irá trazer um resumo de toda configuração e clicando em Add o processo do Ruckus One estará pronto.

Etapa 5 - Configuração dos pontos de acesso na plataforma WiFeed

Na tela de gerenciamento de Locais, mostrada no Passo 1.4 da Etapa 6, será possível criar Locais, Grupos de Locais, Pontos de Acesso e Grupos de Pontos de Acesso, sendo que um Ponto de Acesso deverá sempre estar dentro de um Local. Já os grupos são uma forma de organizar todos esses registros.

5.1. Cadastro do Local

Um local é um ambiente físico onde os pontos de acesso serão instalados. Ele pode ser um hotel, um supermercado ou um restaurante por exemplo. Ao cadastrar um local podemos definir um nome para identificá-lo dentro da plataforma e definir o tempo de conexão, que será o tempo que o usuário poderá utilizar a internet após a liberação no captive portal, além disso deve-se informar os dados referentes ao endereço.

Para criar um local:

  1. Entre na plataforma do WiFeed https://system.wifeed.com.br;

  2. localize no menu a esquerda Configurações;

  3. Clique em Configurações e em seguida locais https://system.wifeed.com.br/locais;

4. Clique no botão Registrar Local na parte superior da tela.

Uma nova janela será aberta permitindo definirmos algumas informações sobre o local.

Tela de cadastro de Local

Preencha as informações, salve o registro e ative o local na listagem.

  • Tempo de conexão: É o tempo em que o usuário ficará conectado até encerrar o tempo programado, ao final deste tempo a conexão é interrompida e inicia-se um novo ciclo;

  • Tempo para próximo acesso: É o tempo em que o usuário ficará bloqueado até poder iniciar um novo acesso, utilize somente em casos que deseja bloquear os usuários por um tempo.

  • Fuso horário: Utilizado somente em casos onde o fuso é diferente;

  • Somente maiores de 18: Bloqueio de rede para menores de 18 anos;

Salve o registro e Ative o local na listagem.

5.2. Cadastro do Ponto de Acesso

O ponto de acesso é o equipamento que irá permitir os clientes acessarem o captive portal e visualizarem os anúncios veiculados para, posteriormente, terem acesso à Internet. Mas antes de realizar o teste de acesso é necessário registrar os pontos de acesso na plataforma. Ao registrar um ponto de acesso você está informando à plataforma WiFeed que este equipamento poderá realizar requisições. Então, é importante registrar todos os pontos de acessos instalados.

Para cadastrar um ponto de acesso, ou Aparelho, como é chamado dentro da plataforma WiFeed, vá até um registro de Local e clique no ícone de soma ( + ) e depois na opção Novo Aparelho, como mostrado na imagem abaixo.

Na janela do cadastro defina um nome para o Aparelho, selecione Ruckus One no campo Tipo de Aparelho e informe no campo Chave do Aparelho o MAC Address do Ponto de Acesso.

IMPORTANTE: Verifique se o MAC Address informado é realmente o MAC Address do Ponto de Acesso. É possível encontrar essa informação tanto no próprio equipamento, quanto na lista de Devices do Ruckus One. Lembrando que o MAC Address deve estar no formato 00:00:00:00:00:00.

Preencha as informações e salve o registro.

Etapa 6 - Testando a solução

Com o Ruckus One configurado e os pontos de acesso registrados na plataforma é hora de conectar no Wi-Fi e ver se está tudo funcionando corretamente.

Ao conectar, o ponto de acesso deverá direcionar você para o captive portal, apresentando a seguinte tela caso você não seja um usuário cadastrado:

Caso você não seja um usuário cadastrado ao se conectar ao ponto de acesso você deverá ser direcionado para o captive portal, apresentando tela de cadastrado ou tela de login, ao final do cadastro e do aceite do termo de uso você irá ser redirecionado para a sua primeira campanha.

Caso você seja um usuário cadastrado, você irá ser redirecionado para a sua primeira campanha.

Pontos importantes:

  • O cadastro é único na rede do WiFeed, independente do local;

  • A tela de cadastro é apresentada somente no primeiro acesso;

  • As campanhas aparecerão apenas após o cadastro;

  • Todos os acessos possuem um tempo de conexão, ele é definido em locais, clique aqui e veja como editar;

  • As telas de cadastro são personalizadas, clique aqui e veja como personalizar;

Caso queira visualizar o tempo restante de conexão, poderá ir até o menu Conexões, na plataforma WiFeed, para ver a lista de usuários liberados pela plataforma.

Considerações Finais

Como foi visto, a configuração da solução WiFeed é realizada tanto na plataforma, quanto na rede do estabelecimento que irá disponibilizar Wi-Fi para seus clientes.

E é normal ocorrer alguns problemas até deixar a solução funcionando corretamente. Isso porque esta solução na verdade depende de outras soluções. Depende do ponto de acesso ser integrado, depende do smartphone permitir a identificação de um captive portal em uma rede pública, depende da rede do estabelecimento estar corretamente configurada, entre outros fatores que podem interferir na solução, como firewalls e proxies.

Mas caso você tenha problemas para realizar esta configuração, entre em contato com nossa central de atendimento que iremos ajudá-lo.

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