Introdução
O WiFeed possibilita que os clientes que acessarem os pontos de acesso de determinada rede Wi-Fi passem por um processo de liberação antes de terem acesso à Internet. Esse processo irá identificar o cliente por meio de um cadastro e poderá apresentar um anúncio, propaganda ou questionamento antes da liberação do acesso.
O conjunto de telas que o cliente irá visualizar referente a pesquisas e marketing é chamado de Campanha. Então, em resumo, ao conectar-se a um Wi-Fi com o WiFeed configurado, o cliente deverá passar pelos seguintes passos:
Cadastro no WiFeed;
Aceite dos Termos de Uso;
Execução da Campanha (se habilitada);
Liberação do acesso.
Este tutorial irá mostrar como realizar a configuração da solução de captive portal do WiFeed no RouterOS, o sistema operacional da Mikrotik. Essa configuração deverá ser realizada em 4 etapas:
Registro do equipamento na plataforma: do WiFeed;
1.1. Cadastro do Local;
Geração do script de instalação: onde serão personalizados todos os parâmetros de rede (interfaces, IP, rede utilizada);
Execução da instalação: etapa onde o script gerado no passo anterior é executado no mikrotik;
3.2. Executando o script;
Teste da solução: por fim, você poderá se conectar à rede configurada e passar pelo processo de autenticação do captive portal externo do WiFeed.
Ao término desse tutorial de configuração, são apresentados os principais erros que podem acontecer durante o processo de instalação do WiFeed no Mikrotik.
Guia de instalação visual
Vídeo técnico Mikrotik
Configuração normal: Início do vídeo
Configuração com bridge: 4:38s
Configuração com vlan: 9:00s
⚠️ ATENÇÃO ⚠️
Certifique-se que você atende todos os itens abaixo antes de iniciar.👉 Acesso Plataforma do WiFeed system.wifeed.com.br;👉 Mikrotik com versões compatíveis: acima da versão 6.45.0;👉 Mikrotik com internet e resolvendo DNS;👉Mikrotik com o pacote hotspot habilitado em PACKAGES;👉Mikrotik com a interface utilizada para o WiFeed sem configurações:
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Etapa 1 - Registro do equipamento na plataforma WiFeed
Entre na plataforma do WiFeed https://system.wifeed.com.br;
Localize no menu a esquerda a opção Configurações;
Clique em Configurações > Locais
1.1. Cadastro do Local
Os locais dentro do WiFeed referem-se aos ambientes físicos onde os pontos de acesso Wi-Fi serão instalados, como hotéis, praças, bares e restaurantes. Ao cadastrar um local, você deverá informar todas as informações de endereço desse ponto (CEP, rua, número, estado, cidade etc.).
Você também poderá personalizar as configurações de tempo de conexão e de bloqueio, dentre outras personalizações.
Para adicionar um novo local, você pode utilizar o botão Registrar Local no topo da página , ou do lado direito da tela, no grupo de locais, poderá utilizar o botão de ( + ) para adicionar um novo local dentro daquele grupo.
Uma nova janela será aberta permitindo definirmos algumas informações sobre o local.
Preencha as informações, salve o registro e ative o local na listagem.
1.2. Cadastro do Ponto de Acesso
O ponto de acesso é o equipamento que irá permitir os clientes acessarem o captive portal e visualizarem os anúncios veiculados para posteriormente terem acesso a internet. Mas antes de realizar o teste de acesso é necessário registrar os pontos de acesso na plataforma.
Para cadastrar um ponto de acesso, ou Aparelho como é chamado dentro da plataforma WiFeed, vá até um registro de local e clique no ícone de adição ( + ) e depois na opção Novo Aparelho, como mostrado na imagem abaixo.
Na janela do cadastro defina um nome para o aparelho, no campo Tipo de Aparelho selecione Mikrotik.
No mikrotik a chave do aparelho é criada automaticamente pelo sistema.
Preencha as informações e salve o registro.
Etapa 2 - Gerando o script de instalação
Para facilitar o processo de instalação, a plataforma irá gerar um script que poderá ser importado e executado pelo mikrotik.
2.1. Configurações Avançadas
Antes de gerar o script é necessário personalizar as configurações de rede de acordo com o seu ambiente. Para isso, na tela de gerenciamento de Locais, no registro do Aparelho, clique no botão Configurações Avançadas.
Botão configurações avançadas
Todos os dados preenchiodos na tela de configurações avançadas serão utilizados para a geração de um script de instalação, qualquer erro no preenchimento pode resultar em um script inválido, caso necessário, você poderá alterar os campos preenchidos.
Abaixo são apresentados todos os campos que podem ser personalizados na tela de configurações avançadas. Os dados obrigatórios estão com o asterisco( * ).
Conexão
Limite de Banda (Upload/Download) | Com base nos valores preenchidos nesse campo, serão criadas as queues de controle de banda a cada conexão de usuários |
Rede
Endereço IP * | É o IP que será atribuído na interface LAN, será o gateway da rede hotspot onde os clientes vão se conectar |
Máscara de Rede * | É a máscara de rede que será atribuída ao endereço IP configurado no parâmetro anterior |
Faixa de IP * | Range de endereços que serão entregues no Dhcp-Server do Hotspot |
Servidores DNS * | São os servidores DNS que serão setados nos clientes através do DHCP |
Mikrotik
Porta da API | Nesse caso o script não realiza alteração da porta, esse campo serve somente para documentação |
Porta do SSH | Nesse caso o script não realiza alteração da porta, esse campo serve somente para documentação |
Porta do Winbox | Nesse caso o script não realiza alteração da porta, esse campo serve somente para documentação |
Interface WAN * | Interface que recebe o link de internet no seu mikrotik |
Interface LAN * | Interface onde os usuários finais vão se conectar ( onde estão conectados os APs) Pode ser utilizado qualquer tipo de interface: Ex: ether (ether1) bridge (bridge-wifeed) vlan (vlan-visitantes-101) |
Virtual LAN | ID da VLAN utilizada na interface LAN |
Possui Dhcp-Client? | Define se a Interface WAN obter IP através de um Dhcp-Client (ativo) ou IP estático (desativado) |
Salve as configurações e vá para o próximo passo.
2.2. Baixando o script de instalação
No registro de Aparelho clique no botão Baixar arquivos de configuração.
Botão baixar arquivos de configuração
Após realizar o download, descompacte o arquivo de configuração.zip. O arquivo descompactado deve conter os seguintes arquivos:
2.3. Entendendo os scripts
Cada um desses arquivos tem uma função na instalação:
autoconfig |
Esse script será responsável por toda a configuração do WiFeed no mikrotik:
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revertconfig |
Este script irá reverter todas as configurações criadas pelo script autoconfig, com exceção do registro de RADIUS. Caso seja necessário remover a RADIUS, será necessário executar manualmente. |
Pasta WiFeed |
Essa pasta contém alguns arquivos do hotspot e também o arquivo que será responsável por direcionar o cliente para a plataforma WiFeed após o mesmo obter um IP do Dhcp-Server. |
Etapa 3 - Executando a instalação
Antes de executar o script, recomendamos ativar o Safe Mode. Isso irá garantir que você não perca o acesso ao roteador em caso de execução do script com parâmetros incorretos. Para ativar o Safe Mode, no RouterOS, clique no botão Safe Mode no canto superior esquerdo.
Observação: quando terminar a configuração, não esqueça de desabilitar o Safe Mode antes de deslogar do equipamento, se você não desativar, quando deslogar o mikrotik irá reverter as configurações.
3.1 - Iniciando a configuração
Importe os arquivos de configuração para o mikrotik: dentro do seu mikrotik abra a pasta Files do equipamento e importe os arquivos de configuração do WiFeed, esses arquivos devem ser importados sempre dentro da pasta Flash
⚠️ Caso não exista a pasta flash, pode-se copiar diretamente para o File List, NÃO crie a pasta flash manualmente, pois ela é uma pasta nativa de alguns modelos. ⚠️
3.2 - Executando o script
Execute o script de autoconfiguração: após a importação dos arquivos de configuração para dentro do equipamento, execute o script no terminal do mikrotik:
Clique em New Terminal e utilize o comando import. A sintaxe do comando import é a seguinte:
import nome_do_arquivo_de_configuração
Exemplo:
💡 Dica: Use a tecla tab para autocompletar o comando.
Após executar o script você deverá visualizar a seguinte mensagem:
💡Observação: Para executar os script revert o procedimento é o mesmo.
3.3 - Criando a regra de NAT
NAT para navegação da rede: a única configuração que vai precisar ser realizada manualmente no mikrotik, vai ser a criação de uma regra de NAT para navegação da rede entregue no hotspot, abaixo segue um exemplo:
Na aba General alteramos:
Chain: Define o fluxo do tráfego.
srcnat
é para o tráfego que está saindo da rede (de saída).Src.Address: Especifica a rede de origem dos pacotes que a regra se aplica.
Out-Interface: Indica a interface pela qual o tráfego está saindo.
Na aba Action alteramos:
Action: Masquerade
Etapa 4 - Testando a solução
Com o equipamento configurado é hora de conectar no Wi-Fi e ver se está tudo funcionando corretamente.
Ao conectar no AP que está ligado ao mikrotik você será direcionado para o captive portal, apresentando a seguinte tela caso você não seja um usuário cadastrado:
O próximo passo é realizar o login no captive portal caso já possua um email cadastrado, ou caso contrário, realizar um novo cadastro.
Continue o teste realizando o cadastro e aceitando os Termos de Uso como mostrado nas telas abaixo:
Após o aceite dos Termos de Uso, caso exista uma campanha vinculada ao local, você deverá vê-la, caso contrário, você será liberado no captive portal e poderá navegar na internet.
Caso queira visualizar o tempo restante de conexão, poderá ir até o menu Conexões, na plataforma WiFeed, para ver a lista de usuários liberados pela plataforma.
Principais Erros
A seguir são apresentados alguns erros que podem ocorrer durante o processo de instalação.
ERRO 1 - Input does not match any value - Nome errado das interfaces
Na Etapa 2, na seção 2.1 o nome da interface deve ter o mesmo nome da interface existente no seu mikrotik, respeitando letras maiúsculas e minúsculas (case sensitive).
Por exemplo, na imagem acima o nome da interface informada no parâmetro Interface LAN das configurações avançadas do aparelho é diferente do nome que está na listagem de interfaces do RouterOS.
Resolução: Corrija o nome da interface no RouterOS e execute o script novamente. Ou então, altere o nome da interface na plataforma WiFeed e gere novamente o script.
ERRO 2 - Already have such address
Caso a interface LAN já tenha o endereço IP address, Pool, DHCP atribuído, será visualizado o erro abaixo:
Resolução: Revise o IP address, network, Pool, DHCP atribuído a interface, e se caso também remova-o.
ERRO 3 - Network já existente no DHCP Server
Caso já exista a mesma rede que será utilizada pelos cliente na aba Networks do DHCP Server o seguinte erro será visualizado ao executar o autoconfig:
Resolução: Remova o registro da listagem de Networks do DHCP Server.
ERRO 4 - Tela do Mikrotik ao invés do WiFeed - Pasta wifeed fora da pasta flash
Se no File List do RouterOS existir a pasta flash, é importante que a pasta wifeed seja movida para dentro dela. Lembrando que a pasta wifeed é aquela que vem dentro do arquivo configuracao.zip baixado na Etapa 2, na seção 2.2.
Caso a pasta wifeed não esteja no local correto no File List, a seguinte tela será exibida na Etapa 4.
Tela padrão do hotspot do RouterOS
Resolução: Mova a pasta wifeed para dentro da pasta flash, como ilustrado abaixo:
Incorreto: pasta WiFeed fora da flash:
Correto: pasta WiFeed dentro da flash:
ERRO 5 - Ausência da regra de NAT masquerade para a rede dos clientes ou bloqueio dos domínios do WiFeed por um firewall externo
É importante que os clientes bloqueados tenham acesso aos servidores do WiFeed para que os mesmos consigam visualizar o captive e passem pelo processo de liberação. Então qualquer regra que limite ou bloqueie esse acesso fará com que o captive não seja exibido corretamente. Caso isso aconteça, o cliente ficará “preso” na seguinte tela:
Normalmente o que ocasiona o erro é a falta da regra de NAT masquerade para a rede dos clientes, mas também pode ser um firewall bloqueando algum domínio que a plataforma utiliza.
Resolução:
Criar a regra de NAT masquerade com o comando abaixo
ip firewall nat add chain=srcnat src-address=10.10.10.0/24 out-interface=ether1 action=masquerade
Nota: No exemplo acima a rede dos cliente é 10.10.10.0/24 e a Interface WAN é ether1.
Liberar no Firewall os seguintes domínios:
bigbox.wifeed.com.br |
ERRO 6 - Code: 200 - Aparelho desativado no WiFeed
Registro de unidade AP não encontrado ou desativado
Possíveis Causas:
O local onde o mikrotik está cadastrado foi excluído;
O local onde o mikrotik está cadastrado no WiFeed está desativado;
Resolução: Ativar o local ou se o local não existe mais, refazer o processo de configuração;
ERRO 7 - Code: SD1 - Possivel bloqueio de Firewall ou conflito de Radius
O captive portal entra em loop e o cliente não é liberado, apresenta-se no canto inferior esquerdo o código SD1. Este erro pode estar associado a senha incorreta do Radius ou a alguma instabilidade da rede no momento da liberação.
Possíveis Causas:
Radius em conflito com outro serviço Radius no mikrotik;
Bloqueio do IP do Radius por um firewall na rede;
Bloqueio das portas 7564 ou 4657 por um firewall na rede.
Resolução: Verificar se existe algum serviço de Radius do Mikrotik que possa conflitar;
Verificar se existe algum serviço de firewall bloqueando as portas 7564 ou 4657 ou o IP do radius na rede.
Na V7 do mikrotik, alguns modelos abrem um novo campo dentro da configuração de radius, nesse caso será necessário ajustar, conforme a imagem abaixo:
Altere o campo "Require Message Auth" para "no"
Considerações Finais
A configuração da solução WiFeed é realizada tanto na plataforma quanto na rede do estabelecimento que oferece Wi-Fi aos clientes.
Em alguns ambientes, podem ocorrer problemas durante o processo de implantação, pois a solução do WiFeed depende do comportamento de outras soluções e componentes de rede (firewalls, proxies).
Caso você encontre problemas ou tenha dificuldades durante o seu processo de configuração, entre em contato com nossa central de atendimento.