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Principais erros que podem ocorrer durante o processo de instalação - Mikrotik

Atualizado essa semana

A seguir são apresentados alguns erros que podem ocorrer durante o processo de instalação.

ERRO 1 - Input does not match any value

O nome da interface LAN preenchido no WiFeed está diferente do nome da interface criada no equipamento. Corrija o nome da interface no seu equipamento e execute o script novamente.


ERRO 2 - Already have such address

O endereço IP preenchido no WiFeed já está configurado no seu Mikrotik. Exclua o endereço IP atribuído à interface e execute o script novamente.

ERRO 3 - Network já existente no DHCP Server

Existe uma network já criada em IP > DHCP Server > Networks com o mesmo endereço. Para que o script funcione, essa entrada precisa ser removida.


ERRO 4 - Hotspot subindo com a tela padrão do Mikrotik

Sempre que houver uma pasta Flash no Mikrotik, os arquivos do WiFeed devem ser importados diretamente para ela.

Esse erro ocorre quando há uma pasta Flash no equipamento e os arquivos são importados para a raiz (fora da pasta Flash). Conforme o exemplo abaixo:

Mova os arquivos para a pasta Flash do equipamento, conforme representado na imagem abaixo, e as telas criadas no WiFeed serão exibidas corretamente no hotspot.


ERRO 5 - Ausência ou erro na configuração da regra de NAT responsável pela navegação da rede Hotspot

Esse erro geralmente ocorre quando a regra de NAT necessária para navegação da rede entregue no hotspot não foi configurada ou foi configurada de forma incorreta.

Para resolver o problema, crie uma regra de NAT conforme o exemplo abaixo.

No terminal do Mikrotik execute:

ip firewall nat add chain=srcnat src-address=10.10.10.0/24 out-interface=ether1 action=masquerade


No exemplo acima a rede dos cliente é 10.10.10.0/24 e a Interface WAN é ether1.

ERRO 6 - Code: 200 - Aparelho desativado no WiFeed

Possíveis Causas:

  • O local onde o mikrotik está cadastrado foi excluído;

  • O local onde o mikrotik está cadastrado no WiFeed está desativado;

Para resolver esse problema, acesse o WiFeed em Configurações > Locais e ative o local ao qual o equipamento está associado.

Caso o local tenha sido excluído o processo de configuração deverá ser refeito do zero.

ERRO 7 - Code: SD1 - Possível bloqueio de firewall ou conflito com o servidor RADIUS

O captive portal está entrando em loop e impedindo que o usuário seja liberado. Uma mensagem de erro com o código SD1 é exibida no canto inferir esquerdo para indicar o problema.

Possíveis Causas:

  • Outro perfil de radius com a opção hotspot habilitada configurado no mikrotik;

  • Firewall bloqueando o mikrotik de alcançar o IP do servidor radius do WiFeed;

  • Firewall bloqueando tráfego nas portas 7564 e 4657 utilizada pelo servidor radius do WiFeed;

  • Caso esteja roteando um endereço ou bloco público utilizando um bloco /30 privado, você vai precisar especificar no src-address do mikrotik o seu IP público como origem dos pacotes.



  • Na V7 do mikrotik, alguns modelos abrem um novo campo dentro da configuração de radius, nesse caso será necessário ajustar, conforme a imagem abaixo:

Para corrigir, basta alterar o campo "Require Message Auth" para "no".

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