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Manual de Integração - RutOS (Teltonika Networks)
Manual de Integração - RutOS (Teltonika Networks)
Otavio Marques avatar
Escrito por Otavio Marques
Atualizado há mais de uma semana

⚠️ ATENÇÃO: Verifique a firmware do equipamento antes de iniciar a configuração.

Introdução

O WiFeed possibilita que os clientes que acessarem os pontos de acesso de determinada rede Wi-Fi passem por um processo de liberação antes de terem acesso à Internet. Esse processo irá identificar o cliente através de um cadastro e poderá apresentar um anúncio, propaganda ou questionamento antes da liberação do acesso. O conjunto de telas que o cliente irá visualizar referente a pesquisas e marketing é chamado de Campanha. Então, em resumo, o cliente ao conectar em um Wi-Fi com o WiFeed configurado, deverá passar pelos seguintes passos:

  1. Cadastro no WiFeed;

  2. Aceite dos Termos de Uso;

  3. Execução da Campanha (se habilitada);

  4. Liberação do acesso.

Este tutorial mostra como realizar a configuração da solução de captive portal do WiFeed no Teltonika. Essa configuração deverá ser realizada em 6 etapas:

  1. Configuração da rede onde os clientes irão acessar o captive portal;

  2. Configuração do servidor Radius que libera o usuário no final do processo de execução da Campanha;

  3. Configuração do portal que direciona os clientes para o captive portal externo do WiFeed após conectarem no ponto de acesso;

  4. Liberação dos domínios utilizados pela solução, que permite que os clientes ainda não liberados possam alcançar os serviços do WiFeed que estão na Internet;

  5. Registro dos Pontos de Acesso na plataforma WiFeed, que autorizam os pontos de acesso a fazerem parte da solução e mostram para o WiFeed de onde estão vindo os acessos;

  6. E por fim, o teste da solução, que descreve o passo a passo de um cliente ao conectar em um ponto de acesso configurado.

IMPORTANTE: Antes de seguir as etapas deste tutorial, você deverá ter acesso à plataforma WiFeed. A plataforma se encontra disponível no seguinte endereço:

Etapa 1 - Ativando o Hotspot

Primeiramente faça login no equipamento

Vá em System > Package Manager

Em Package manager instale o pacote Hotspot caso ainda não esteja instalado no seu equipamento.

Etapa 2 - Criando a rede Wi-Fi

Agora iremos para a configurar do Wi-Fi, primeiramente vá em

Clique em Add

Escolha um Nome de SSID e qual o network que irá utilizar

Em Wireless Security coloque No Encryption

Para finalizar clique em Save & Apply

Etapa 3 - Configuração do Captive Portal

Agora para a configuração do Hotspot vá em Services > Hotspot.

Selecione a Interface que você criou e clique em ADD.

Deixe o Profile como Default, coloque a rede que será utilizada no hotspot em Network.

Coloque o Authentication mode como RADIUS e habilite o Mac Authentication

Selecione Landing Page como External, desabilite o Password encoding.

E Em Landing page Address coloque:

Em Succes Page coloque Original URL.

Etapa 3 - Configuração do Radius

Em RADIUS, insira os dados abaixo:

Radius Server #1

52.67.22.243

Authentication Port

7564

Accounting Port

4657

Radius secret key

#WiFeed@newAccess912.

Caso usando conta com Mac Auth:

Radius Server #1

52.67.22.243

Authentication Port

6475

Accounting Port

5746

Radius secret key

WiFeedMacAuth2356

Etapa 4 - Liberação dos domínios de pré-liberação

Agora na Aba Walled Garden , coloque o allowlist e insira os links abaixo

bigbox.wifeed.com.br

api.wifeed.com.br

hs.portalwifeed.com.br

graph.facebook.com

connect.facebook.net

static.xx.fbcdn.net

facebook.com

static-exp1.licdn.com

ponf.linkedin.com

platform.linkedin.com

lnkd.demdex.net

Etapa 5 - Configuração dos pontos de acesso na plataforma WiFeed

Ao logar na plataforma, clique no seu avatar, no canto superior direito da tela e posteriormente clique em Configurações.

Na próxima tela clique no botão Locais.

Tela de Configurações

Na tela de configuração de Locais será possível criar Locais, Grupos de Locais, Pontos de Acesso e Grupos de Pontos de Acesso, sendo que um Ponto de Acesso deverá sempre estar dentro de um Local. Já os grupos são uma forma de organizar todos esses registros.

5.1. Cadastro do Local

Um local é um ambiente físico onde os pontos de acesso serão instalados. Ele pode ser um hotel, um supermercado ou um restaurante por exemplo. Ao cadastrar um local podemos definir um nome para identificá-lo dentro da plataforma e definir o tempo de conexão, que será o tempo que o usuário poderá utilizar a Internet após a liberação no captive portal, além disso deve-se informar os dados referentes ao endereço.

Para criar um local, clique no botão Registrar Local na parte superior da tela.

Uma nova janela será aberta permitindo definirmos algumas informações sobre o Local.

Tela de cadastro de Local

Preencha as informações, salve o registro e ative o local na listagem.

5.2. Cadastro do Ponto de Acesso

O ponto de acesso é o equipamento que irá permitir os clientes acessarem o captive portal e visualizarem os anúncios veiculados para posteriormente terem acesso a Internet. Mas antes de realizar o teste de acesso é necessário registrar os pontos de acesso na plataforma. Ao registrar um ponto de acesso você está informando à plataforma WiFeed que este equipamento poderá realizar requisições para a plataforma. Então é importante registrar todos os pontos de acessos instalados.

Para cadastrar um ponto de acesso, ou Aparelho como é chamado dentro da plataforma WiFeed, vá até um registro de Local e clique no ícone de soma ( + ) e depois na opção Novo Aparelho, como mostrado na imagem abaixo.

Na janela do cadastro defina um nome para o Aparelho, selecione Teltonika no campo Tipo de Aparelho e informe no campo Chave do Aparelho o MAC Address do Ponto de Acesso.

Para pegar o MAC do Teltonika, insira o da Lan do equipamento por padrão

IMPORTANTE: Verifique se o MAC Address informado é realmente o MAC Address do Ponto de Acesso. É possível encontrar essa informação tanto no próprio equipamento, quanto na lista de Devices do Omada Controller. Lembrando que o MAC Address deve estar no formato 00:00:00:00:00:00.

Preencha as informações e salve o registro.

Etapa 6 - Testando a solução

Com a controladora configurada e os pontos de acesso registrados na plataforma é hora de conectar no Wi-Fi e ver se está tudo funcionando corretamente.

Ao conectar, o ponto de acesso deverá direcionar você para o captive portal, apresentando a seguinte tela caso você não seja um usuário cadastrado:

O próximo passo é realizar o login no captive portal caso já possua um email cadastrado, ou caso contrário, realizar um novo cadastro.

É importante lembrar aqui que caso você opte por realizar o login ou cadastro via Facebook e ocorra algum problema no carregamento da página, é possível que você tenha esquecido de liberar algum domínio no Access Control da Etapa 4.

Continue o teste realizando o cadastro e aceitando os Termos de Uso como mostrado nas telas abaixo:

Após o aceite dos Termos de Uso, caso exista uma campanha vinculada ao local, você deverá vê-la, caso contrário, você será liberado no captive portal e poderá navegar na Internet.

Caso queira visualizar o tempo restante de conexão, poderá ir até o menu Conexões, na plataforma WiFeed, para ver a lista de usuários liberados pela plataforma.

Considerações Finais

Como foi visto, a configuração da solução WiFeed é realizada tanto na plataforma, quanto na rede do estabelecimento que irá disponibilizar Wi-Fi para seus clientes.

E é normal ocorrer alguns problemas até deixar a solução funcionando corretamente. Isso porque esta solução na verdade depende de outras soluções. Depende do ponto de acesso ser integrado, depende do smartphone permitir a identificação de um captive portal em uma rede pública, depende da rede do estabelecimento estar corretamente configurada, entre outros fatores que podem interferir na solução, como firewalls e proxies.

Mas caso você tenha problemas para realizar esta configuração, entre em contato com nossa central de atendimento que iremos ajudá-lo.

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