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Manual de Integração - SmartZone (Ruckus Networks)
Manual de Integração - SmartZone (Ruckus Networks)
Matheus Martins Younes avatar
Escrito por Matheus Martins Younes
Atualizado há mais de uma semana
Modelo Homologado:
Controller
Virtual Smartzone 6.0.0.0.1331
Access Point
Ruckus R610 6.0.0.0.1594

⚠️ ATENÇÃO: Verifique a firmware do equipamento antes de iniciar a configuração.

Introdução

O WiFeed possibilita que os clientes que acessarem os pontos de acesso de determinada rede Wi-Fi passem por um processo de liberação antes de terem acesso à Internet. Esse processo irá identificar o cliente através de um cadastro e poderá apresentar um anúncio, propaganda ou questionamento antes da liberação do acesso. O conjunto de telas que o cliente irá visualizar referente a pesquisas e marketing é chamado de Campanha.

Então, em resumo, o cliente ao conectar em um Wi-Fi com o WiFeed configurado, deverá passar pelos seguintes passos:

  1. Cadastro no WiFeed;

  2. Aceite dos Termos de Uso;

  3. Execução da Campanha (se habilitada);

  4. Liberação do acesso.

Este tutorial irá mostrar como realizar a configuração da solução de captive portal do WiFeed no Ruckus Smartzone, a controladora da Ruckus Networks. Essa configuração deverá ser realizada em 5 etapas:

  1. Configuração do ponto de acesso, onde será configurado o AP para apontar para a controladora;

  2. Cadastro do access point na controladora, permitindo o ponto de acesso ser gerenciado pela mesma;

  3. Configuração do Captive Portal, que inclui a configuração do wireless, do redirecionamento dos clientes bloqueados para a plataforma e também do protocolo RADIUS, responsável pela liberação dos clientes;

  4. Registro dos Pontos de Acesso na plataforma WiFeed, que autorizam os pontos de acesso a fazerem parte da solução e mostram para o WiFeed de onde estão vindo os acessos;

  5. E por fim, o teste da solução, que descreve o passo a passo de um cliente ao conectar em um ponto de acesso configurado.

IMPORTANTE: Antes de seguir as etapas deste tutorial, você deverá ter acesso à plataforma WiFeed. A plataforma se encontra disponível no seguinte endereço:

https://system.wifeed.com.br 

Etapa 1 - Configuração do Access Point

1.1. O primeiro passo para inserir o AP na Controller é acessá-lo atrás da página de login, onde você irá informar o usuário e senha padrão:

Login: super

Senha: sp-admin

1.2. Após realizar a operação de login, vá em Administration > Management

1.3. Em Management, habilite a opção Set Controller Address (Reboot to take effect) e insira o IP da controller em Primary Controller Addr. Depois clique em Update Settings.

1.4. Em seguida vá em Maintenance > Reboot/reset, clique em Reboot Now e confirme. Aguarde um momento para que o processo de reboot finalize.

Siga para o próximo passa para configurar a controller.

Etapa 2 - Cadastro dos Access Points no Smartzone

2.1. Após apontar o Access Point para o Controller, clique no menu de Network.

2.2. Depois, no painel de Wireless, clique em Access Point.

2.3. Verifique se o seu AP está aparecendo na Staging Zone, se sim, clique no botão de adicionar ( ‘+’ ) na coluna horizontal Organization.

2.4. No formulário de Create Zone, informe um nome e selecione Zone no campo Type.

2.5. Ainda no formulário nos campos referente ao AP Admin Logon, informe um login e uma senha. Essa configuração será aplicada em todos os APs da Zona. Para finalizar, clique em OK.

2.6. Agora será necessário mover os APs do Staging Zone para a nova Zone Criada. Para isso, vá no Staging Zone, clique no botão Move e selecione a Zone criada no passo anterior.

Staging Zone e APs registrados

Etapas para mover os APs para a nova Zona

Com isso a etapa de cadastro de APs no Smartzone está concluída.

Etapa 3 - Configuração do Captive Portal no Smartzone

Nesta etapa será configurado o captive portal do WiFeed na controladora Smartzone.

3.1. Configuração da WLAN

Na aba Network, clique em Wireless LANs no menu de Wireless.

Selecione a Zone que irá utilizar e clique no botão Create.

Na seção General Options, informe um nome e um SSID para esta WLAN.

Na seção Authentication Options, no campo Authentication Type, selecione a opção Hotspot (WISPr) e para o campo Method selecione a opção Open. Já na seção Encryption Options, deixe a opção None selecionada.

Na seção Hotspot Portal será necessário realizar três passos: a criação do Hotspot Portal, a criação do Authentication Radius e a criação do Accounting Radius.

3.2. Criação do Hotspot Portal

No campo Hotspot (WiSPr) portal, clique no botão de adicionar ( “+” ) .

Na seção General Options, informe um nome para a configuração no campo Portal Name.

Na seção Redirection:

  • No campo Smart Client Support, selecione a opção None;

  • No campo Login URL, selecione a opção External;

  • No campo Redirect unauthenticated user (Primary), insira a seguinte URL:

https://bigbox.wifeed.com.br/api/redirect?rt=hs-ruckus
  • E, por fim, no campo Start Page, deixe a opção Redirect to the following URL selecionada e informe uma URL qualquer no campo requerido, por exemplo, a URL do Google:

    https://google.com 

Observação: A página informada no Redirect to the following URL não será considerada pelo captive portal, pois essa informação irá vir da plataforma WiFeed.

  • No campo Walled Garden é onde serão informados os endereços que serão possíveis serem acessados pelos usuários bloqueados. Será necessário inserir os seguintes endereços na listagem:

⚠️Observação: O WiFeed funcionará com suas próprias URLs liberadas. No entanto, para que algumas funcionalidades adicionais funcionem corretamente, é necessário liberar também as URLs específicas desses serviços.

URLs para liberação do WiFeed

  • bigbox.wifeed.com.br

  • api.wifeed.com.br

  • hs.portalwifeed.com.br

logotipo do facebook png, ícone do facebook transparente png 18930476 PNG

URLs para liberação do Facebook

  • graph.facebook.com

  • connect.facebook.net

  • static.xx.fbcdn.net

  • facebook.com

Icon logo linkedin

URLs para liberação do Linkedin

  • static-exp1.licdn.com

  • ponf.linkedin.com

  • platform.linkedin.com

  • lnkd.demdex.net

  • static.licdn.com

Logo Twitter - Vetores e Arquivos PSD Grátis para Download

URLs para liberação do X (Twitter)

  • twitter.com

  • abs.twimg.com

  • pbs.twimg.com

  • api.twitter.com

  • fonts.gstatic.com

YouTube Logo – PNG e Vetor – Download de Logo

URLs para liberação do Yotube

  • *youtube.com

  • *youtube-ui.l.google.com

  • *ytimg.l.google.com

  • *ytimg.com

  • *googlevideo.com

  • *ggpht.com

  • *.googleusercontent.com

  • *.gstatic.com

Observações: caso seu equipamento não aceitar * (asterisco) você pode remove-lo!

URLs para liberação do Google Workspace

  • accounts.google.com

  • accounts.google.com.br

  • apis.google.com

  • ssl.gstatic.com

  • accounts.youtube.com

  • gstatic.com

  • fonts.gstatic.com

  • lh3.googleusercontent.com

  • play.google.com

Azure AD - Uma visão geral inicial

URLs para liberação do Active Directory (Azure)

  • login.microsoftonline.com

  • logincdn.msftauth.net

  • aadcdn.msftauth.net

  • login.live.com

  • in.appcenter.ms

  • enterpriseregistration.windows.net

  • mobileappcommunicator.auth.microsoft.com

  • mobile.pipe.aria.microsoft.com

  • aadcdn.msauth.net

  • aadcdn.msauthimages.net

  • autologon.microsoftazuread-sso.com

  • aadcdn.msftauthimages.net

  • *.msauth.net

  • *.msftauth.net

Observações: caso seu equipamento não aceitar * (asterisco) você pode remove-lo!


A tela abaixo ilustra como irá ficar a configuração:

3.3. Criação do RADIUS Authentication

Voltando na tela de Configuração de WLAN, na seção Hotspot Portal, clique no botão de adicionar ( ‘+’ ) do campo Authentication Server.

Na tela que irá aparecer, informe um nome para esse registro de configuração e no campo Primary Server, adicione os seguintes parâmetros:

IP Address: 52.67.22.243

Port: 7564

Shared Password: #WiFeed@newAccess912.

A imagem abaixo ilustra como deverá ficar a configuração:

Clique em OK para finalizar.


3.4. Criação do RADIUS Accounting

Voltando na tela de Configuração de WLAN, na seção Hotspot Portal, clique no botão de adicionar ( ‘+’ ) do campo Accounting Server.

Na tela que irá aparecer, informe um nome para esse registro de configuração e no campo Primary Server, adicione os seguintes parâmetros:

IP Address: 52.67.22.243

Port: 4657

Shared Password: #WiFeed@newAccess912.

A imagem abaixo ilustra como deverá ficar a configuração:

Clique em OK para finalizar.

Para finalizar a configuração do RADIUS, na seção Radius Options, habilite a opção Single Session ID Accounting.

Não esqueça de clicar em OK para salvar as configurações.

IMPORTANTE

Para Finalizar a configuração da Controller você deve acessar sua Controller Smartzone via prompt de comando e Executar o comando :

no encrypt-mac-ip

Por padrão o Ruckus Smartzone envia o MAC do aparelho do cliente e o IP privado encriptados no Redirecionamento do Captive Portal, esse comando desabilita essa encriptação.

Etapa 4 - Configuração dos pontos de acesso na plataforma WiFeed

Ao logar na plataforma, clique no seu avatar, no canto superior direito da tela e posteriormente clique em Configurações.

Na próxima tela clique no botão Locais.

Tela de Configurações

Na tela de configuração de Locais será possível criar Locais, Grupos de Locais, Pontos de Acesso e Grupos de Pontos de Acesso, sendo que um Ponto de Acesso deverá sempre estar dentro de um Local. Já os grupos são uma forma de organizar todos esses registros.

4.1. Cadastro do Local

Um local é um ambiente físico onde os pontos de acesso serão instalados. Ele pode ser um hotel, um supermercado ou um restaurante por exemplo. Ao cadastrar um local podemos definir um nome para identificá-lo dentro da plataforma e definir o tempo de conexão, que será o tempo que o usuário poderá utilizar a Internet após a liberação no captive portal, além disso deve-se informar os dados referentes ao endereço.

Para criar um local, clique no botão Registrar Local na parte superior da tela.

Uma nova janela será aberta permitindo definirmos algumas informações sobre o local.

Tela de cadastro de Local

Preencha as informações, salve o registro e ative o local na listagem.

4.2. Cadastro do Ponto de Acesso

O ponto de acesso é o equipamento que irá permitir os clientes acessarem o captive portal e visualizarem os anúncios veiculados para posteriormente terem acesso a Internet. Mas antes de realizar o teste de acesso é necessário registrar os pontos de acesso na plataforma. Ao registrar um ponto de acesso você está informando à plataforma WiFeed que este equipamento poderá realizar requisições para a plataforma. Então é importante registrar todos os pontos de acessos instalados.

Para cadastrar um ponto de acesso, ou Aparelho, como é chamado dentro da plataforma WiFeed, vá até um registro de Local e clique no ícone de soma ( + ) e depois na opção Novo Aparelho, como mostrado na imagem abaixo.

Na janela do cadastro defina um nome para o Aparelho, selecione Ruckus Smartzone no campo Tipo de Aparelho e informe no campo Chave do Aparelho o MAC Address do Ponto de Acesso.

IMPORTANTE: Verifique se o MAC Address informado é realmente o MAC Address do Ponto de Acesso. É possível encontrar essa informação no próprio equipamento. Lembrando que o MAC Address deve estar no formato 00:00:00:00:00:00.

Preencha as informações e salve o registro.

Etapa 5 - Testando a solução

Com a controladora configurada e os pontos de acesso registrados na plataforma é hora de conectar no Wi-Fi e ver se está tudo funcionando corretamente.

Ao conectar, o ponto de acesso deverá direcionar você para o captive portal, apresentando a seguinte tela caso você não seja um usuário cadastrado:

O próximo passo é realizar o login no captive portal caso já possua um email cadastrado, ou caso contrário, realizar um novo cadastro.

É importante lembrar aqui que caso você opte por realizar o login ou cadastro via Facebook e ocorra algum problema no carregamento da página, é possível que você tenha esquecido de liberar algum domínio no Walled Garden do passo 3.2.Criação do Hotspot Portal.

Continue o teste realizando o cadastro e aceitando os Termos de Uso como mostrado nas telas abaixo:

Após o aceite dos Termos de Uso, caso exista uma campanha vinculada ao local, você deverá vê-la, caso contrário, você será liberado no captive portal e poderá navegar na Internet.

Caso queira visualizar o tempo restante de conexão, poderá ir até o menu Conexões, na plataforma WiFeed, para ver a lista de usuários liberados pela plataforma.

Considerações Finais

Como foi visto, a configuração da solução WiFeed é realizada tanto na plataforma, quanto na rede do estabelecimento que irá disponibilizar Wi-Fi para seus clientes.

E é normal ocorrer alguns problemas até deixar a solução funcionando corretamente. Isso porque esta solução na verdade depende de outras soluções. Depende do ponto de acesso ser integrado, depende do smartphone permitir a identificação de um captive portal em uma rede pública, depende da rede do estabelecimento estar corretamente configurada, entre outros fatores que podem interferir na solução, como firewalls e proxies.

Mas caso você tenha problemas para realizar esta configuração, entre em contato com nossa central de atendimento que iremos ajudá-lo.

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