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Manual de Integração - Zeus OS (Intelbras)
Manual de Integração - Zeus OS (Intelbras)

Aprenda a integrar os Aparelhos Intelbras com o WiFeed.

Matheus Martins Younes avatar
Escrito por Matheus Martins Younes
Atualizado há mais de 2 meses

⚠️ ATENÇÃO ⚠️

Certifique-se que você atende todos os itens abaixo antes de iniciar.

👉 Acesso Plataforma do WiFeed system.wifeed.com.br;

👉 Zeus OS com versões compatíveis: acima da versão 2.8.3, priorize a última versão disponível;

👉 O aparelho está conectado à internet/navegando;

⚠️Utilize as informações deste manual, este manual estará sempre atualizado, o vídeo servirá como apoio ⚠️

Modelos Compatíveis: AP 310, AP 360, AP 1350AC, AP 1750AC, AP 1250 Max.

Este manual foi criado com base na configuração do AP 360 da Intelbras, mas pode ser utilizado para configurar todos os modelos compatíveis, pois segue o mesmo fluxo de configuração.

Estou pronto! Inicie aqui sua configuração ✅

Vídeo técnico Zeus OS (Intelbras)

Introdução

O WiFeed possibilita que os clientes que acessarem os pontos de acesso de determinada rede Wi-Fi passem por um processo de liberação antes de terem acesso à Internet. Esse processo irá identificar o cliente através de um cadastro e poderá apresentar um anúncio, propaganda ou questionamento antes da liberação do acesso. O conjunto de telas que o cliente irá visualizar referente a pesquisas e marketing é chamado de Campanha. Então, em resumo, o cliente ao conectar em um Wi-Fi com o WiFeed configurado, deverá passar pelos seguintes passos:

  1. Cadastro no WiFeed;

  2. Aceite dos Termos de Uso;

  3. Execução da Campanha (se habilitada);

  4. Liberação do acesso.

Este tutorial irá mostrar como realizar a configuração da solução de captive portal do WiFeed no Zeus OS, o sistema operacional dos pontos de acesso da Intelbras. Essa configuração deverá ser realizada em 7 etapas:

  1. Alteração do modo de operação do AP: que deverá ser configurado como roteador para que a seja possível configurar o captive portal;

  2. Configuração do Wi-Fi: que permite os clientes a conexão com o AP e acesso ao captive portal;

  3. Configuração do portal que direciona os clientes para o captive portal externo do WiFeed após conectarem no ponto de acesso;

  4. Configuração do servidor Radius que libera o usuário no final do processo de execução da Campanha;

  5. Liberação dos domínios utilizados pela solução, que permite que os clientes ainda não liberados possam alcançar os serviços do WiFeed que estão na Internet;

  6. Registro dos Pontos de Acesso na plataforma WiFeed, que autorizam os pontos de acesso a fazerem parte da solução e mostram para o WiFeed de onde estão vindo os acessos;

  7. E por fim, o teste da solução, que descreve o passo a passo de um cliente ao conectar em um ponto de acesso configurado.

    Resumo das configurações

    1. Entre na plataforma do WiFeed https://system.wifeed.com.br/locais;

      Configurações > locais > Registrar um grupo > Adicionar Local >

      Adicionar Aparelho do tipo Intelbras e inserir o Mac address da WAN no campo chave do aparelho;

    1. Acessar AP e alterar o modo de operação para Router;

    2. Acessar o menu Wi-Fi Marketing > Captive Portal Externo e configurar:

      1. URL do WiFeed;

      2. Radius;

      3. Links de liberação (Walled Garden)

    1. Para testar você deve ser atentar somente ao teste na ponta, com um dispositivo celular ou notebook, você deve se conectar ao Wi-Fi e verificar a aplicação na tela.


    Configuração completa

Recomendações Iniciais

Antes de iniciar a configuração do AP Intelbras recomendamos que você tenha em mãos:

  • 2 Cabos de rede (um para ligar o equipamento e o outro para ligar a LAN do POE no seu computador);

  • 1 Notebook (O Notebook facilita a configuração caso for feita via Wi-Fi).

Existem 2 formas de se conectar ao AP:

  • Via IP de um DHCP: neste caso deve-se conectar ao AP utilizando o IP obtido de um DHCP Server, que pode ser um roteador, por exemplo. Para acessar o AP, abra o navegador e digite o IP que o AP obteve. Esse IP pode ser visualizado na tabela de leases do DHCP Server.

  • Via IP padrão: o AP por padrão possui o IP 10.0.0.1. Então para acessá-lo via esse IP no navegador, é necessário antes, conectar seu computador a LAN do POE e fixar no seu computador um IP na rede 10.0.0.0/24.

Ao conectar-se ao AP a seguinte tela de login é apresentada:

Como padrão, o login será admin e a senha também será admin. Recomendamos que a senha padrão seja alterada para uma senha de sua preferência para evitar acessos indevidos ao equipamento.

Outra dica importante é habilitar o gerenciamento via WAN para não perder acesso ao equipamento ao alterar o modo de operação de bridge para roteador.

⚠️Faça a atualização: SISTEMA > ATUALIZAÇÃO, antes de iniciar a configuração.⚠️

Etapa 1 - Alteração do Modo de Operação do AP

Após realizar o login no equipamento, vá em REDE e clique no item Modo de Operação. Altere o campo Modo de Operação para Roteador e deixe a opção Habilitar NAT ativa. A imagem abaixo mostra como deve ficar a configuração:

Configuração do Modo de Operação

Clique no botão Salvar, mas NÃO aplique as configurações ainda.

No menu lateral, clique em SISTEMA e depois em Gerenciamento. Na sessão Acesso HTTP habilite a opção Acesso Via WAN.

Configuração de acesso HTTP via WAN

Clique no botão Salvar e, por fim, clique no botão Aplicar Configurações que irá aparecer no canto superior direito da tela.

Nota: Após aplicar as configurações o equipamento irá reiniciar.

Etapa 2 - Configuração do Wi-Fi

Em WIRELESS, clique no item Wireless 2.4 GHz. Deixe o campo Modo de Operação como AP e clique sobre a rede existente para modificá-la.

Tela de configuração do Wireless

Na tela de configurações da rede Wireless é possível definir um SSID de sua preferência e também alterar o tipo de autenticação. Como a rede será aberta ao público, o campo Tipo de Autenticação deverá ficar como Sistema Aberto. A imagem abaixo ilustra como ficará a configuração:

Tela de configuração de Rede Wireless

Observações:

  1. Este manual não entra em detalhes de configuração de Wi-Fi como configuração de canal, potência, isolação de clientes e VLANs. Essas configurações ficam a cargo do instalador.

  2. As configurações aplicadas nesta sessão também servem para os equipamentos que possuem a frequência 5.8 GHz.

Não esqueça de aplicar as configurações antes de ir para a próxima etapa.

Etapa 3 - Configuração do Captive Portal Externo

No menu lateral, clique em WI-FI MARKETING e posteriormente em Captive Portal Externo.

Nas configurações de Captive Portal Externo, selecione a rede Wireless configurada na etapa anterior.

Na sessão Captive Portal, preencha o campo Endereço do captive portal com o seguinte endereço:

O campo Tempo de sessão define o tempo que o cliente pode ficar conectado após o processo de liberação, sendo que ao final desse período ele deverá realizar o processo novamente para ter acesso a Internet. Esse campo é irrelevante aqui nas configurações do AP, pois ele será definido na plataforma WiFeed.

Já o campo Limite de inatividade define o tempo que o cliente ficará nos registros do AP. Caso o cliente se afaste do AP ou se desconecte de outra maneira, o AP irá considerar esse tempo para decidir se no momento de uma re-conexão do cliente ele precisa realizar o processo de liberação novamente. Recomendamos deixar esse campo com o valor de 1 hora.

A imagem abaixo ilustra como deverá ficar a configuração:

Configurações Captive Portal

Etapa 4 - Configuração do RADIUS

Ainda na tela de configuração do Captive Portal Externo, na sessão Método de Autenticação, selecione a opção Radius como mostra a imagem abaixo.

Configuração do método de autenticação

Logo abaixo, em Servidores RADIUS, informe os seguintes valores para os parâmetros:

Tipo

Ambos

IP ou domínio

radiusbr1.wifeed.com.br

Senha

#WiFeed@newAccess912.

Porta Authentication

7564

Porta Accounting

4657

Dados do RADIUS server

A imagem seguinte ilustra como ficarão as configurações.

Configuração do RADIUS Server

Salve as configurações e vá para a próxima etapa.

Etapa 5 - Liberação dos domínios de pré liberação

Nesta etapa é necessário liberar alguns domínios e subdomínios que o captive portal irá utilizar antes de liberar o cliente. Caso esses domínios não sejam desbloqueados, haverá problemas no login via Facebook e também no acesso ao próprio captive portal do WiFeed.

Para realizar essa configuração, ainda na tela de configuração do Captive Portal Externo, na sessão Walled Garden, clique no botão Adicionar endereço. Inclua os seguintes domínios e subdomínios:

⚠️Observação: O WiFeed funcionará com suas próprias URLs liberadas. No entanto, para que algumas funcionalidades adicionais funcionem corretamente, é necessário liberar também as URLs específicas desses serviços.

URLs para liberação do WiFeed

  • bigbox.wifeed.com.br

  • api.wifeed.com.br

  • hs.portalwifeed.com.br

logotipo do facebook png, ícone do facebook transparente png 18930476 PNG

URLs para liberação do Facebook

  • graph.facebook.com

  • connect.facebook.net

  • static.xx.fbcdn.net

  • facebook.com

Icon logo linkedin

URLs para liberação do Linkedin

  • static-exp1.licdn.com

  • ponf.linkedin.com

  • platform.linkedin.com

  • lnkd.demdex.net

  • static.licdn.com

Logo Twitter - Vetores e Arquivos PSD Grátis para Download

URLs para liberação do X (Twitter)

  • twitter.com

  • abs.twimg.com

  • pbs.twimg.com

  • api.twitter.com

  • fonts.gstatic.com

YouTube Logo – PNG e Vetor – Download de Logo

URLs para liberação do Yotube

  • *youtube.com

  • *youtube-ui.l.google.com

  • *ytimg.l.google.com

  • *ytimg.com

  • *googlevideo.com

  • *ggpht.com

  • *.googleusercontent.com

  • *.gstatic.com

Observações: caso seu equipamento não aceitar * (asterisco) você pode remove-lo!

URLs para liberação do Google Workspace

  • accounts.google.com

  • accounts.google.com.br

  • apis.google.com

  • ssl.gstatic.com

  • accounts.youtube.com

  • gstatic.com

  • fonts.gstatic.com

  • lh3.googleusercontent.com

  • play.google.com

Azure AD - Uma visão geral inicial

URLs para liberação do Active Directory (Azure)

  • login.microsoftonline.com

  • logincdn.msftauth.net

  • aadcdn.msftauth.net

  • login.live.com

  • in.appcenter.ms

  • enterpriseregistration.windows.net

  • mobileappcommunicator.auth.microsoft.com

  • mobile.pipe.aria.microsoft.com

  • aadcdn.msauth.net

  • aadcdn.msauthimages.net

  • autologon.microsoftazuread-sso.com

  • aadcdn.msftauthimages.net

  • *.msauth.net

  • *.msftauth.net

Observações: caso seu equipamento não aceitar * (asterisco) você pode remove-lo!

A imagem abaixo ilustra as configurações do walled garden.

Walled Garden

Por fim, salve as configurações, clique no botão Aplicar Configurações, que aparece no canto superior direito da tela, e vá para a próxima etapa.

Etapa 6 - Configuração dos pontos de acesso na plataforma WiFeed

  1. Entre na plataforma do WiFeed https://system.wifeed.com.br;

  2. localize no menu a esquerda Configurações;

  3. Clique em Configurações e em seguida locais https://system.wifeed.com.br/locais;

Telas de Configurações

Na tela de configuração de Locais será possível criar Locais, Grupos de Locais, Pontos de Acesso e Grupos de Pontos de Acesso, sendo que um Ponto de Acesso deverá sempre estar dentro de um Local. Já os grupos são uma forma de organizar todos esses registros.

6.1. Cadastro do Local

Um local é um ambiente físico onde os pontos de acesso serão instalados. Ele pode ser um hotel, um supermercado ou um restaurante por exemplo. Ao cadastrar um local podemos definir um nome que identifique este local dentro da plataforma, definir o tempo de conexão, que será o tempo que o usuário poderá utilizar a Internet após a liberação no captive portal e informar dados referente ao endereço.

Para criar um local:

  1. Entre na plataforma do WiFeed https://system.wifeed.com.br;

  2. localize no menu a esquerda Configurações;

  3. Clique em Configurações e em seguida locais https://system.wifeed.com.br/locais;

4. Clique no botão Registrar Local na parte superior da tela.

Uma nova janela será aberta permitindo definirmos algumas informações sobre o local.

Tela de cadastro de Local

Preencha as informações, salve o registro e ative o local na listagem.

  • Tempo de conexão: É o tempo em que o usuário ficará conectado até encerrar o tempo programado, ao final deste tempo a conexão é interrompida e inicia-se um novo ciclo;

  • Tempo para próximo acesso: É o tempo em que o usuário ficará bloqueado até poder iniciar um novo acesso, utilize somente em casos que deseja bloquear os usuários por um tempo.

  • Fuso horário: Utilizado somente em casos onde o fuso é diferente;

  • Controladora (Funcionalidade exclusiva Unifi): Selecione a controladora na qual esta vinculado os APs, o sistema permite o uso de mais de uma controladora;

  • Somente maiores de 18: Bloqueio de rede para menores de 18 anos;

Salve o registro e Ative o local na listagem.

6.2. Cadastro do Ponto de Acesso

O ponto de acesso é o equipamento que irá permitir os clientes acessarem o captive portal e visualizarem os anúncios veiculados para posteriormente terem acesso a Internet. Mas antes de realizar o teste de acesso é necessário registrar os pontos de acesso na plataforma. Ao registrar um ponto de acesso você está informando à plataforma WiFeed que este equipamento poderá realizar requisições para a plataforma. Então é importante registrar todos os pontos de acessos instalados.

Para cadastrar um ponto de acesso, ou Aparelho como é chamado dentro da plataforma WiFeed, vá até um registro de Local e clique no ícone de soma ( + ) e depois na opção Novo Aparelho, como mostrado na imagem abaixo.

Na janela do cadastro defina um nome para o Aparelho, selecione Intelbras no campo Tipo de Aparelho e informe no campo Chave do Aparelho o MAC Address do Ponto de Acesso.

IMPORTANTE: Verifique se o MAC Address informado é realmente o MAC Address do Ponto de Acesso. É possível encontrar essa informação tanto no próprio equipamento, quanto nas informações gerais de status no painel de Configuração TCP/IP - WAN. Lembrando que o MAC Address deve estar no formato 00:00:00:00:00:00.

Preencha as informações e salve o registro.

Etapa 7 - Testando a solução

Com o equipamento configurado e registrado na plataforma é hora de conectar no Wi-Fi e ver se está tudo funcionando corretamente.

Ao conectar, o ponto de acesso deverá direcionar você para o captive portal, apresentando as seguintes telas:

Caso você não seja um usuário cadastrado ao se conectar ao ponto de acesso você deverá ser direcionado para o captive portal, apresentando tela de cadastrado ou tela de login, ao final do cadastro e do aceite do termo de uso você irá ser redirecionado para a sua primeira campanha.

Caso você seja um usuário cadastrado, você irá ser redirecionado para a sua primeira campanha.

Pontos importantes:

  • O cadastro é único na rede do WiFeed, independente do local;

  • A tela de cadastro é apresentada somente no primeiro acesso;

  • As campanhas aparecerão apenas após o cadastro;

  • Todos os acessos possuem um tempo de conexão, ele é definido em locais, clique aqui e veja como editar;

  • As telas de cadastro são personalizadas, clique aqui e veja como personalizar;

Caso queira visualizar o tempo restante de conexão, poderá ir até o menu Conexões, na plataforma WiFeed, para ver a lista de usuários liberados pela plataforma.

Principais Erros

A seguir são apresentados alguns erros que podem ocorrer durante o processo de instalação.

ERRO 1 - Code: 200 - Aparelho desativado no WiFeed

Registro de unidade AP não encontrado ou desativado

Possíveis Causas:

  • O Aparelho Intelbras não foi cadastrado no WiFeed (nome e mac address);

  • O local onde o aparelho está cadastrado no WiFeed está desativado;

Resolução: Ativar o local ou se o local não existe mais, refazer o processo de configuração;

ERRO 2 - Code: SD1 - Possivel bloqueio de Firewall ou conflito de Radius

O captive portal entra em loop e o cliente não é liberado, apresenta-se no canto inferior esquerdo o código SD1. Este erro pode estar associado a senha incorreta do Radius ou a alguma instabilidade da rede no momento da liberação.

Possíveis Causas:

  • Bloqueio do IP do Radius por um firewall na rede;

  • Bloqueio das portas 7564 ou 4657 por um firewall na rede.

Resolução: Verificar se existe algum serviço de Radius do Mikrotik que possa conflitar;

Verificar se existe algum serviço de Radius bloqueando 7564 ou 4657 por um firewall na rede.

Considerações Finais

Como foi visto, a configuração da solução WiFeed é realizada tanto na plataforma, quanto na rede do estabelecimento que irá disponibilizar Wi-Fi para seus clientes.

E é normal ocorrer alguns problemas até deixar a solução funcionando corretamente. Isso porque esta solução na verdade depende de outras soluções. Depende do ponto de acesso ser integrado, depende do smartphone permitir a identificação de um captive portal em uma rede pública, depende da rede do estabelecimento estar corretamente configurada, entre outros fatores que podem interferir na solução, como firewalls e proxies.

Mas caso você tenha problemas para realizar esta configuração, entre em contato com nossa central de atendimento que iremos ajudá-lo.

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