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Manual de Integração - Tanaza (Intelbras)
Manual de Integração - Tanaza (Intelbras)
Matheus Martins Younes avatar
Escrito por Matheus Martins Younes
Atualizado há mais de uma semana
Manual de Integração                 

APs Compatíveis: 310, 360, 1350 AC e 1750 AC

Importante: Antes de iniciar a configuração, instale o firmware do Tanaza no Ponto de Acesso (AP) da Intelbras.

⚠️ ATENÇÃO: Verifique a firmware do equipamento antes de iniciar a configuração.

Vídeo técnico Tanaza (Intelbras)

Introdução

O WiFeed possibilita que os clientes que acessarem os pontos de acesso de determinada rede Wi-Fi passem por um processo de liberação antes de terem acesso à Internet. Esse processo irá identificar o cliente através de um cadastro e poderá apresentar um anúncio, propaganda ou questionamento antes da liberação do acesso. O conjunto de telas que o cliente irá visualizar referente a pesquisas e marketing é chamado de Campanha.

Então, em resumo, o cliente ao conectar em um Wi-Fi com o WiFeed configurado, deverá passar pelos seguintes passos:

  1. Cadastro no WiFeed;

  2. Aceite dos Termos de Uso;

  3. Execução da Campanha (se habilitada);

  4. Liberação do acesso.

Este tutorial mostra como realizar a configuração da solução de captive portal do WiFeed no TanazaOS. Essa configuração deverá ser realizada em 8 etapas:

  1. Registro do Ponto de Acesso na controladora Tanaza;

  2. Configuração do SSID da rede Wi-Fi;

  3. Configuração do portal que direciona os clientes para o captive portal externo do WiFeed após conectarem no ponto de acesso;

  4. Liberação dos domínios utilizados pela solução, que permite que os clientes ainda não liberados possam alcançar os serviços do WiFeed que estão na Internet;

  5. Configuração do servidor Radius que libera o usuário no final do processo de execução da Campanha;

  6. Configurações avançadas que irá definir alguns parâmetros da tecnologia roaming, permitindo o cliente se locomover entre vários pontos de acesso;

  7. Registro dos Pontos de Acesso na plataforma WiFeed, que autorizam os pontos de acesso a fazerem parte da solução e mostram para o WiFeed de onde estão vindo os acessos;

  8. E, por fim, o teste da solução, que descreve o passo a passo de um cliente ao conectar em um ponto de acesso configurado.

IMPORTANTE: Antes de seguir as etapas deste tutorial, você deverá ter acesso à plataforma WiFeed. A plataforma se encontra disponível no seguinte endereço:

Etapa 1: Registrando o Ponto de Acesso

Primeiramente, é necessário obter o MAC Address do equipamento que será registrado na plataforma WiFeed. É possível encontrar o MAC Address:

  • No próprio equipamento. Normalmente na parte de trás, junto com as informações de modelo e voltagem;

  • Através do SSID que o equipamento propaga quando é resetado (O MAC address vem logo após o TNZ_);

  • Na tabela de leases do DHCP server, que normalmente está no seu roteador, através do IP obtido pelo equipamento.

Logado na plataforma Tanaza, vá até Devices e clique no botão Add new device.

Página Devices na plataforma Tanaza

Insira o MAC Address do equipamento:

Informe um nome para identificar o Ponto de Acesso:

Clique em Add para salvar e vá para a próxima etapa.

Etapa 2: Configurando o SSID

Após inserir o Ponto de Acesso, vá para o menu SSID’s e clique em New SSID.

Aba de listagem de SSID’s e insira o SSID que deseja e clique no botão Create:

Tela de criação de SSID

Finalmente, no registro de SSID criado, clique em Settings, vá na aba Broadcasting, selecione o(s) AP(s) registrado(s) e clique em no botão Salvar.

Etapa 3: Configurando a Splash Page

Na aba Splash page, escolha a opção External splash page e insira a seguinte URL no campo Splash page URL:

bigbox.wifeed.com.br/api/redirect/hs-tanaza

A imagem abaixo ilustra as configurações do splash page:

Página de configuração do Splash Page

Etapa 4: Liberação dos domínios de pré-liberação

Nesta etapa é necessário liberar alguns domínios e subdomínios que o captive portal irá utilizar antes de liberar o cliente. Caso esses domínios não sejam desbloqueados, haverá problemas no login via Facebook e também no acesso ao próprio captive portal do WiFeed.

Para realizar essa configuração, ainda na tela de configurações do Guest Control, na seção Access Control, informe os domínios listados abaixo:

⚠️Observação: O WiFeed funcionará com suas próprias URLs liberadas. No entanto, para que algumas funcionalidades adicionais funcionem corretamente, é necessário liberar também as URLs específicas desses serviços.

URLs para liberação do WiFeed

  • bigbox.wifeed.com.br

  • api.wifeed.com.br

  • hs.portalwifeed.com.br

logotipo do facebook png, ícone do facebook transparente png 18930476 PNG

URLs para liberação do Facebook

  • graph.facebook.com

  • connect.facebook.net

  • static.xx.fbcdn.net

  • facebook.com

Icon logo linkedin

URLs para liberação do Linkedin

  • static-exp1.licdn.com

  • ponf.linkedin.com

  • platform.linkedin.com

  • lnkd.demdex.net

  • static.licdn.com

Logo Twitter - Vetores e Arquivos PSD Grátis para Download

URLs para liberação do X (Twitter)

  • twitter.com

  • abs.twimg.com

  • pbs.twimg.com

  • api.twitter.com

  • fonts.gstatic.com

YouTube Logo – PNG e Vetor – Download de Logo

URLs para liberação do Yotube

  • *youtube.com

  • *youtube-ui.l.google.com

  • *ytimg.l.google.com

  • *ytimg.com

  • *googlevideo.com

  • *ggpht.com

  • *.googleusercontent.com

  • *.gstatic.com

Observações: caso seu equipamento não aceitar * (asterisco) você pode remove-lo!

URLs para liberação do Google Workspace

  • accounts.google.com

  • accounts.google.com.br

  • apis.google.com

  • ssl.gstatic.com

  • accounts.youtube.com

  • gstatic.com

  • fonts.gstatic.com

  • lh3.googleusercontent.com

  • play.google.com

Azure AD - Uma visão geral inicial

URLs para liberação do Active Directory (Azure)

  • login.microsoftonline.com

  • logincdn.msftauth.net

  • aadcdn.msftauth.net

  • login.live.com

  • in.appcenter.ms

  • enterpriseregistration.windows.net

  • mobileappcommunicator.auth.microsoft.com

  • mobile.pipe.aria.microsoft.com

  • aadcdn.msauth.net

  • aadcdn.msauthimages.net

  • autologon.microsoftazuread-sso.com

  • aadcdn.msftauthimages.net

  • *.msauth.net

  • *.msftauth.net

Observações: caso seu equipamento não aceitar * (asterisco) você pode remove-lo!

A imagem abaixo ilustra como deverá ficar a configuração:

Salve as configurações da Splash Page e vá para a próxima etapa.

Etapa 5: Configuração do Radius

Ainda na página de configuração de Splash page, habilite o Radius server e clique em Configure RADIUS.

A tabela abaixo contém as informações necessárias para preenchimento do Radius authentication server:

Authentication Server IP: radius-br1.wifeed.com.br

Authentication Port: 7564

Authentication Password: #WiFeed@newAccess912.

Dados do RADIUS authentication server

A imagem abaixo ilustra como deve ficar a configuração:

Configuração do RADIUS authentication server

Habilite o RADIUS accounting server e preencha as informações do mesmo como ilustrado abaixo:

Accounting Server IP: radius-br1.wifeed.com.br

Accounting Port: 4657

Accounting Password: #WiFeed@newAccess912.

Dados do RADIUS accounting server

A imagem abaixo ilustra como deve ficar a configuração:

Configuração do RADIUS accounting server

Salve as configurações de Radius e também do Splash Page.

Etapa 6: Configurações Avançadas

Para finalizar vá na aba Advanced e habilite os itens:

  • Cliente Isolation;

  • 802.11k - Assisted roaming;

  • 802.11v - Fast roaming;

  • Sticky client auto disconnection

A imagem abaixo ilustra como as configurações devem ser definidas:

Etapa 7 - Configuração dos pontos de acesso na plataforma WiFeed

  1. Entre na plataforma do WiFeed https://system.wifeed.com.br;

  2. localize no menu a esquerda Configurações;

  3. Clique em Configurações e em seguida locais https://system.wifeed.com.br/locais;

Telas de Configurações

Na tela de configuração de Locais será possível criar Locais, Grupos de Locais, Pontos de Acesso e Grupos de Pontos de Acesso, sendo que um Ponto de Acesso deverá sempre estar dentro de um Local. Já os grupos são uma forma de organizar todos esses registros.

7.1. Cadastro do Local

Um local é um ambiente físico onde os pontos de acesso serão instalados. Ele pode ser um hotel, um supermercado ou um restaurante por exemplo. Ao cadastrar um local podemos definir um nome para identificá-lo dentro da plataforma e definir o tempo de conexão, que será o tempo que o usuário poderá utilizar a internet após a liberação no captive portal, além disso deve-se informar os dados referentes ao endereço.

Para criar um local:

  1. Entre na plataforma do WiFeed https://system.wifeed.com.br;

  2. localize no menu a esquerda Configurações;

  3. Clique em Configurações e em seguida locais https://system.wifeed.com.br/locais;

4. Clique no botão Registrar Local na parte superior da tela.

Uma nova janela será aberta permitindo definirmos algumas informações sobre o local.

Tela de cadastro de Local

Preencha as informações, salve o registro e ative o local na listagem.

  • Tempo de conexão: É o tempo em que o usuário ficará conectado até encerrar o tempo programado, ao final deste tempo a conexão é interrompida e inicia-se um novo ciclo;

  • Tempo para próximo acesso: É o tempo em que o usuário ficará bloqueado até poder iniciar um novo acesso, utilize somente em casos que deseja bloquear os usuários por um tempo.

  • Fuso horário: Utilizado somente em casos onde o fuso é diferente;

  • Controladora (Funcionalidade exclusiva Unifi): Selecione a controladora na qual esta vinculado os APs, o sistema permite o uso de mais de uma controladora;

  • Somente maiores de 18: Bloqueio de rede para menores de 18 anos;

Salve o registro e Ative o local na listagem.

7.2. Cadastro do Ponto de Acesso

O ponto de acesso é o equipamento que irá permitir os clientes acessarem o captive portal e visualizarem os anúncios veiculados para posteriormente terem acesso à Internet. Mas antes de realizar o teste de acesso é necessário registrar os pontos de acesso na plataforma. Ao registrar um ponto de acesso você está informando à plataforma WiFeed que este equipamento poderá realizar requisições para a plataforma. Então é importante registrar todos os pontos de acessos instalados.

Para cadastrar um ponto de acesso, ou Aparelho, como é chamado dentro da plataforma WiFeed, vá até um registro de Local e clique no ícone de soma ( + ) e depois na opção Novo Aparelho, como mostrado na imagem abaixo.

Na janela do cadastro defina um nome para o Aparelho, selecione Tanaza no campo Tipo de Aparelho e informe no campo Chave do Aparelho o MAC Address do Ponto de Acesso.

IMPORTANTE: Verifique se o MAC Address informado é realmente o MAC Address do Ponto de Acesso. É possível encontrar essa informação no próprio equipamento. Lembrando que o MAC Address deve estar no formato 00:00:00:00:00:00.

Preencha as informações e salve o registro.

Etapa 8 - Testando a solução

Com a controladora configurada e os pontos de acesso registrados na plataforma é hora de conectar no Wi-Fi e ver se está tudo funcionando corretamente.

Ao conectar, o ponto de acesso deverá direcionar você para o captive portal, apresentando a seguinte tela caso você não seja um usuário cadastrado:

O próximo passo é realizar o login no captive portal caso já possua um email cadastrado, ou caso contrário, realizar um novo cadastro.

É importante lembrar aqui que caso você opte por realizar o login ou cadastro via Facebook e ocorra algum problema no carregamento da página, é possível que você tenha esquecido de liberar algum domínio no Access Control da Etapa 4.

Continue o teste realizando o cadastro e aceitando os Termos de Uso como mostrado nas telas abaixo:

Após o aceite dos Termos de Uso, caso exista uma campanha vinculada ao local, você deverá vê-la, caso contrário, você será liberado no captive portal e poderá navegar na Internet.

Caso queira visualizar o tempo restante de conexão, poderá ir até o menu Conexões, na plataforma WiFeed, para ver a lista de usuários liberados pela plataforma.

Considerações Finais

Como foi visto, a configuração da solução WiFeed é realizada tanto na plataforma, quanto na rede do estabelecimento que irá disponibilizar Wi-Fi para seus clientes.

E é normal ocorrer alguns problemas até deixar a solução funcionando corretamente. Isso porque esta solução na verdade depende de outras soluções. Depende do ponto de acesso ser integrado, depende do smartphone permitir a identificação de um captive portal em uma rede pública, depende da rede do estabelecimento estar corretamente configurada, entre outros fatores que podem interferir na solução, como firewalls e proxies.

Mas caso você tenha problemas para realizar esta configuração, entre em contato com nossa central de atendimento que iremos ajudá-lo.

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