A área de Configurações > Locais da plataforma WiFeed centraliza toda a gestão dos pontos de acesso. É onde você pode registrar novos grupos e locais, adicionar e configurar aparelhos, organizar os ambientes em níveis para facilitar o controle e acompanhar quais APs estão tendo conexão.
Criando o Grupo de locais
O botão Registrar Grupo de Locais é o primeiro passo para organizar os ambientes no WiFeed. É dentro de cada grupo que você vai cadastrar os locais específicos. Pense nele como uma “pasta” que agrupa diferentes unidades.
Por exemplo, um provedor pode criar um grupo chamado Restaurantes e, dentro dele, cadastrar cada cliente: Restaurante Central, Restaurante da Praia, Restaurante do Parque. Assim, tudo fica estruturado e fácil de gerenciar.
Clique em Registrar Grupo de Locais, após isso irá aparecer uma janela, onde pode definir o nome desse Grupo, no caso usaremos o exemplo de Restaurantes.
Após definir o nome pode clicar em "criar"
Após criar, irá aparecer algumas opções no canto esquerdo
Esses ícones permitem gerenciar o grupo. Por exemplo, depois de criar o grupo Restaurantes, você poderá:
Editar: alterar o nome do grupo caso necessário, como mudar de “Restaurantes” para “Restaurantes e Bares”.
Adicionar locais: incluir os estabelecimentos dentro do grupo, como “Restaurante Central”, “Restaurante da Praia”, “Restaurante do Parque”.
Criar subgrupos: caso precise dividir ainda mais, é possível criar outros grupos dentro do principal, como “Restaurantes Fast Food” ou “Restaurantes Gourmet”.
Deletar, também poderá deletar o Grupo criado, no último ícone a direita.
Criando o um novo Local
Dentro do grupo onde o local será adicionado, clique no ícone Adicionar e selecione Novo Local. Em seguida abrirá a tela de cadastro para que você preencha todas as informações necessárias para configurar esse ponto.
1. Nome e regras de conexão
Primeiro campo a inserir é o Nome do Local, usado para identificar o ponto (por exemplo: Restaurante Central).
Logo abaixo estão os campos de Tempo de Conexão e Bloqueio até o próximo acesso.
Ambos permitem escolher entre minutos ou horas.
O tempo de conexão define quanto tempo o usuário pode ficar online antes de ser desconectado.
O bloqueio indica quanto tempo ele precisa aguardar antes de acessar novamente.
Importante: se essas regras também forem definidas dentro do formulário de cadastro usado para o cliente se conectar, as configurações do formulário sempre terão prioridade.
2. Fuso horário e controladora
O campo de Fuso Horário garante que os registros e relatórios fiquem alinhados com a região do local.
O campo Controladora deve ser preenchido se você utiliza a Integração com UniFi e dentro do WiFeed, já realizou o cadastro da controladora. Neste campo, selecione a controladora correspondente para que a plataforma gerencie os equipamentos corretamente.
Porém caso utilize e não selecione, por padrão ele sempre irá utilizar a controladora marcada como padrão;
3. Endereço do local
Preencha os dados completos do endereço: CEP, rua, número, complemento, bairro, cidade e UF.
Essas informações ajudam na organização da base de locais e são úteis para relatórios, segmentações, e também algumas integrações com ERP solicitam esses dados. Somente o campo Complemento, não é um campo obrigatório. os demais todos são.
4. Categoria
Escolha a categoria que melhor representa o estabelecimento, como Academia, Restaurante, Hospital, Coworking, entre outras.
Essa classificação facilita a organização e análises dentro da plataforma. Esse campo é também obrigatório ser preenchido, para a criação do local.
5. Configurações adicionais
Há algumas opções extras para ajustar o funcionamento do local:
Somente maiores de 18 anos: restringe o acesso apenas a usuários que informarem idade acima de 18 anos. Porém é necessário solicitar essa informação, ao cliente, dentro do formulário de cadastro.
Requerer Message-Authenticator: usado apenas quando há integração com outro servidor RADIUS que exige essa configuração. Se não tiver certeza, mantenha o padrão e altere apenas com orientação do suporte técnico.
6. Anotações
Este campo é livre e pode ser usado para adicionar observações sobre o local, como detalhes operacionais ou notas para a equipe
7. Salvando o local
Após preencher todos os campos, clique em Salvar. O novo local será adicionado ao grupo e ficará disponível para vincular aparelhos e campanhas.
Criando seu aparelho
Dentro do grupo e local desejado, clique no ícone Adicionar e selecione Novo Aparelho. Isso abrirá a tela para cadastrar o equipamento.
1. Nome do aparelho
No campo Nome do Aparelho, insira um nome que facilite a identificação.
Exemplos: AP Entrada Loja 1, AP Cozinha Restaurante Central.
Dica: use nomes que descrevam o local físico do equipamento para evitar confusão em redes maiores.
2. Tipo do aparelho
Em Tipo do Aparelho, selecione o modelo que ira utilizar para a integração.
Ali apresenta uma lista de opções compatíveis, como Omada, UniFi, Intelbras, entre outros.
Após selecionar o modelo, na maioria dos equipamentos será necessário informar o MAC Address do equipamento no campo Chave do Aparelho. Porém também tem alguns equipamento como Mikrotik e Fortigate, que geraram um chave de, nesse caso especifico não irá precisar inseri o MAC do Equipamento.
Atenção: o MAC deve ser cadastrado sempre no formato AA:BB:CC:DD:EE:FF, com letras e números separados por dois pontos. Só será possível salvar com o MAC na formatação correta.
3. Salvando o cadastro
Depois de revisar todas as informações, clique em Salvar.
O aparelho será adicionado à lista e ficará pronto para receber configurações de autenticação, campanhas, etc.